Bloqueio da restituição por conta da dirf

IRPF 2022: Evite bloqueio da restituição por conta da DIRF

Desde a última terça-feira (24), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022.

[lwptoc]

Será creditado para um total de 3.383.969 de pessoas o pagamento, entretanto, apenas no dia 31 de maio.

Com isso, a procura para regularização da DIRF aumentou por conta do bloqueio da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física.

Muitos não sabem que uma das maiores causas para o bloqueio é a não entrega da DIRF do ano referente.

Isso porque todo empregador que reteve o IRRF do trabalhador doméstico em algum pagamento referente ao salário, férias, e 13º terceiro, por exemplo, em 2021, precisa entregar a DIRF 2022.

Caso isso não seja feito, a restituição será bloqueada até a regularização.

Além disso, pendências com o eSocial também podem bloquear sua restituição.

Como consultar se está bloqueada minha restituição?

Para descobrir se está bloqueado, basta acessar a página da Receita Federal e, em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois disso, vá em “Consultar Restituição”.

A página da Receita apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Vale lembrar que também há aplicativo disponível da Receita Federal para a consulta.

Atenção para a integração com o eSocial

Vale lembrar que existe cruzamento de informações entre a Receita Federal, o INSS e a Caixa Econômica no sistema do eSocial.

E, inclusive, a guia DAE é integrada pelos tributos desses órgãos estatais. Por isso, qualquer atraso no pagamento da DAE acarretará em dívidas tributárias e previdenciárias.

Antes de mais nada, o empregador deve acessar o portal e-CAC para verificar se existem pendências que necessitem regularização.

Caso, por exemplo, a contribuição a título de INSS esteja pendente, a Receita Federal abaterá o valor da dívida do valor de restituição do IRPF.

Também é possível que, na ausência de recolhimento do 13º salário, por exemplo, o empregador contraia dívida com a Receita.

Regularize já!

Independente da situação trabalhista atual, é possível resolvê-la.
Nós, da iDoméstica, somos especialistas em regularização do trabalho doméstico – mesmo nas piores situações -, e podemos te ajudar.
Agende já uma consulta completamente gratuita com uma de nossas consultoras especializadas clicando no botão abaixo!

Procura para regularização da dirf aumentou por conta do bloqueio da restituição do imposto de renda pessoa física.