A consulta ao quarto lote de restituição está disponível desde quarta-feira (24), e está sendo pago a 4. 462. 564 contribuintes

IRPF 2022: Receita Federal disponibiliza consulta do 4º lote de Restituição ao empregador

A consulta ao quarto lote de restituição está disponível desde quarta-feira (24), e está sendo pago a 4.462.564 contribuintes


Nesta última quarta-feira (24), foram abertas as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano de 2021. O lote está sendo pago a 4.462.564 contribuintes, e as restituições somam cerca de R$ 6 bilhões.

Os valores serão depositados no dia 31 de agosto, e, além disso, as consultas aos lotes residuais de anos anteriores também estão liberadas. Esses lotes se referem aos empregadores que caíram na malha fina, mas depois acertaram as contas.

Como fazer a consulta?

As consultas poderão ser feitas nos seguintes meios:

Quem são os contribuintes com prioridade para restituição?

Do total do lote, cerca de R$ 265 milhões são destinados a:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 4,3 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 30 de maio.

E se o empregador caiu na malha fina?

É possível saber se o contribuinte caiu na malha fina, ou seja, se existe alguma pendência em seu nome.
Para isso, ele deverá acessar o extrato do IRPF no site da Receita através do e-CAC. Deve-se ter em mãos o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Todas as restituições que estiverem em situação de malha fina são liberadas apenas após a comprovação da contribuição correta.

A consulta ao quarto lote de restituição está disponível desde quarta-feira (24), e está sendo pago a 4. 462. 564 contribuintes