Saiba tudo o que você precisa para contratar uma empregada doméstica

Como contratar uma empregada doméstica?

Contratar uma empregada doméstica é uma decisão repleta de variáveis. Tudo precisa de cuidado, desde a escolha da pessoa que você colocará na sua casa até os trâmites legais e burocráticos do negócio. Mas não se preocupe, a iDoméstica veio te ajudar.

A verdade é que as pessoas têm tido uma rotina cada vez mais agitada, e por isso optam por contratar uma empregada doméstica, que pode auxiliar na arrumação e limpeza da casa; de uma babá, que pode cuidar das crianças; de uma cuidadora de idosos; etc.

Então, se você está prestes a contratar uma empregada doméstica, confira neste artigo tudo o que você precisa saber antes de fazer a contratação.

A equipe iDoméstica garante que vai te ajudar em todos os processos da contratação.

[lwptoc]

Como contratar a empregada doméstica ideal?

Quando você for selecionar a pessoa que vai passar várias horas do dia na sua casa, cuidando de suas crianças, de idosos, dos seus bichinhos de estimação, deve procurar, acima de tudo, uma pessoa de caráter.

É muito bom que a doméstica já seja uma conhecida sua, pois assim você já vai saber se ela tem algumas características essenciais para a função, como:

Profissionalismo

Não é novidade que o emprego doméstico seja revestido de um ar de informalidade. Afinal, a doméstica passa muito tempo no seu lar – o lugar mais íntimo de uma família.

Porém, é necessário que ela entenda – e você deve se posicionar dessa forma – que existe, antes de tudo, uma relação profissional, em que ambas as partes contam com direitos e deveres.

Quando a doméstica não tem essa característica, os limites legais são extrapolados, já que, por conta da intimidade, a doméstica acaba se achando dona da sua jornada de trabalho, fazendo as coisas do jeito dela, entre outros abusos.

É claro que o empregador também deve dar o exemplo, registrando a doméstica na Carteira de Trabalho e cumprindo seus deveres, para que possa dela cobrar seus deveres também.

Organização

Organização é tudo quando o assunto é cuidar de uma casa.

É preciso que a doméstica tenha carinho e cuidado com as suas coisas para você não ter de chegar em casa e arrumar tudo de novo.

Organização também é importante para que a doméstica cumpra as tarefas diárias com mais rapidez e eficiência.

Proatividade

A doméstica precisa ter vontade de trabalhar, para que enxergue e resolva problemas, antes mesmo que você fique sabendo.

Isso vai te livrar de muita dor de cabeça.

Além disso, precisa também ser comunicativa, para que o ambiente de trabalho seja agradável.

Experiência e indicação

Também é muito interessante buscar alguém que já tenha trabalhado com o que você precisa.

Querendo ou não, já ter feito parte de uma relação de trabalho conta muito para que se evitem problemas.

Se a doméstica for recomendada, melhor ainda!

Isso quer dizer que ela já fazia um bom trabalho. É claro que as experientes podem custar um pouco mais, mas pode valer muito a pena fazer esse investimento.

Agora, se você não tem tantas exigências, pode pensar em contratar alguém mesmo que sem experiência, até porque a maioria dos empregadores geralmente não precisa que a doméstica realize tarefas muito complexas.

Alguém sem experiência prévia e com vontade de aprender e fazer bem feito pode ser um ótimo custo benefício se você tiver paciência para explicar suas preferências sobre a arrumação da casa e os cuidados com outras tarefas domésticas.

Quanto custa uma Empregada Doméstica?

Por se tratar de uma relação formal, você terá de arcar não só com o salário da empregada doméstica, mas também com os encargos calculados sobre esse salário.

Os encargos são os seguintes:

  • FGTS;
  • FGTS Compensatório;
  • INSS do Empregador Doméstico (vide tabela);
  • INSS da Empregada Doméstica (vide tabela);
  • GILRAT (seguro contra acidentes);
  • IRRF, se for o caso (vide tabela).

Mas o valor que a doméstica vai te custar depende muito da jornada de trabalho e do estado em que você mora.

Confira neste link os valores dos salários para cada estado brasileiro.

Contratar a empregada doméstica na Jornada Parcial Doméstica

Quanto à jornada de trabalho, a mais comum é a de 44 horas semanais. Porém, se o empregador quiser economizar e não precisar da doméstica por tanto tempo, a jornada parcial doméstica pode ser uma ótima opção.

Nesse regime de jornada, o empregador pode contar com a trabalhadora por 25h semanais, pagando apenas o salário proporcional e concedendo férias também proporcionais.

Contrato de Trabalho da Empregada Doméstica

Já com a candidata escolhida, vamos precisar entrar na parte burocrática. contratos, CTPS, jornadas de trabalho… Tudo isso deve ser acertado agora.

O primeiro passo é elaborar um contrato completo, que deve conter:

  • Um cabeçalho, com a identificação das partes – nome completo, endereço do local de trabalho, número da CTPS, data de admissão e as funções que a empregada doméstica vai desempenhar;
  • Valor do salário combinado entre as partes, lembrando que ele não pode ser menor do que o salário mínimo vigente, a depender do estado.
  • Data em que o pagamento do salário será feito;
  • Descrição mais detalhada das funções que serão desempenhadas – aqui você deve mencionar absolutamente tudo o que a doméstica vai fazer para você, como cuidar da casa, das crianças, dos bichinhos de estimação, etc.;
  • Os horários de entrada, saída e intervalos, que devem ser respeitados por ambas as partes;
  • Outras questões particulares da atividade – se vai usar uniforme, aparelhos de segurança, se está proibida de usar celular, etc.;
  • Data e assinatura das duas partes e de duas testemunhas.

Adicional Noturno

Assim como os trabalhadores comuns, as empregadas domésticas também têm direito a acréscimo de 20% na hora noturna, calculados sobre a hora diurna.

Além disso, a hora noturna tem duração de 52 minutos e 30 segundos, ou seja, é mais curta do que a diurna.

Quais são os principais direitos da empregada doméstica?

Pode ainda não ser de conhecimento dos empregadores, mas as empregadas domésticas têm vários direitos garantidos pela LCP 150, Lei das Domésticas.

Confira os principais direitos da empregada doméstica e lembre-se: não concedê-los não é uma opção. Se o empregador não observar os direitos da doméstica, vai ficar desprotegido perante a lei, podendo facilmente ser alvo de uma Reclamação Trabalhista.

Assinatura da Carteira de Trabalho da Doméstica

Outra obrigação do empregador é fazer a devida anotação na Carteira de Trabalho da empregada doméstica, em até 48h, contadas a partir do momento que ela entrega o documento ao empregador.

O registro em carteira é importantíssimo, pois simboliza a formalização da relação trabalhista entre as duas partes.

E, claro, se o empregador não fizer a assinatura, fica vulnerável a uma possível ação trabalhista movida pela doméstica.

Inserir o CBO na CTPS é obrigatório

O CBO é uma regulamentação do governo para que se tenha maior controle sobre as profissões e suas atividades.

Confira os principais códigos referentes ao emprego doméstico:

CBOs para Empregados Domésticos

Código CBODescrição da Profissão
5121Trabalhadores dos serviços domésticos em geral
5131Mordomos e governantas
5132Cozinheiros
5133Camareiros, roupeiros e afins
5134-05Garçons
5134-20Barmen
5134-25Copeiros
5135Trabalhadores auxiliares nos serviços de alimentação
5136Churrasqueiros, pizzaiolos e sushimen
5141Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
5143Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações
5162Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
5164Lavadores e passadores de roupa, a mão
5173Vigilantes e guardas de segurança
5174Porteiros e vigias
6220Jardineiros, caseiros
7823Motorista
7827Marinheiro
Principais CBOs para você anotar na carteira do seu empregado doméstico

 

Tudo pronto! Empregada doméstica contratada. E agora?

Agora você precisa começar a gerir o contrato da trabalhadora através do eSocial Doméstico, o que pode ser uma tarefa bastante desafiadora, e até desgastante.

Após fazer o cadastro da doméstica no sistema, você vai precisar emitir, todos os meses, a guia do eSocial, com todos os cálculos de horas extras, férias, faltas, afastamentos, etc.

É claro que isso requer bastante estudo, já que qualquer errinho já é motivo para juros e, dependendo do caso, multa. Além de sempre existir o risco de a doméstica encontrar algum motivo para investir uma Reclamação Trabalhista.

Por isso, recomendamos que experimente a nossa plataforma, que é muito diferente do eSocial.

Lá, todos os cálculos são feitos automaticamente, e os deveres do empregador doméstico são muito mais intuitivos.

Premium iDoméstica

Agora, se você realmente não quiser se preocupar com nada, absolutamente nada, precisa conhecer o nosso serviço Premium.

Assinando o plano Premium, o empregador doméstico receberá todas as guias por e-mail, preocupando-se apenas com pagá-las.

As emissões mensais, os registros da empregada domésticas, a papelada de uma eventual demissão, tudo isso fica por conta das nossas consultoras.

Conheça nossos serviços e experimente a nossa plataforma gratuitamente por 30 dias.

 

 

Precisando de uma empregada doméstica? Confira tudo o que você precisa saber antes de contratar a doméstica e não ter, por conta disso, problemas pessoais ou profissionais.
15 respostas
  1. Eduarda Maria de Carvalho Melo Uslar
    Eduarda Maria de Carvalho Melo Uslar says:

    Bom dia, meu filho vai contratar uma empregada doméstica, o que precisa para o eSocial? Obrigada! Eduarda Uslar

    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Bom dia, Eduarda! Tudo bem?

      Olha, tem bastante coisa que você precisa saber, viu? O emprego doméstico, pode não parecer, mas é bem complicadinho.

      Como vocês vão contratar, sugiro que você ligue para o nosso escritório para tirar suas principais dúvidas com uma de nossas atendentes. Não se preocupe que nada vai ser cobrado de você e também não vai haver nenhum compromisso. Vamos, simplesmente, te instruir sobre essa sua dúvida do eSocial Doméstico.

      O nosso telefone é o (11) 4280-1013. Aguardamos a sua ligação.

  2. Igor
    Igor says:

    Se o contratante já é aposentado , é necessário INSS do Empregador Doméstico ?
    O iNSS da funcionário tudo bem, mas para o contratante é obrigado a pagar isso também?

  3. Glaucia
    Glaucia says:

    É obrigatório o patrão fazer um contrato de trabalho , pois quando fui registrada nunca assinei contrato , infelizmente sem esse contrato a gente fica sobrecarregada…e ainda ganha pouco

  4. Glaucia
    Glaucia says:

    Uma dúvida que tenho é que pq nunca assinei nada desde de quando entrei meu horário seria de 8 horas trabalhada de segunda a sexta e agora de um tempo pra cá ,a patroa quer q eu vá trabalhar aos sábados , isso está certo? Não sei…mas acho q se eu trabalho aos sábados ela teria q me pagar pq o combinado era de segunda a sexta…

  5. Ane
    Ane says:

    Olá! Estou contratando uma moça para cuidar da minha filha de quase 6 anos por 21 horas semanais. Fui ao sindicato da minha cidade, pois o combinado é que enquanto minha filha dorme ela tire o lixo, varra a casa, lave alguma louça, eventualmente pendure uma roupa, pois tenho faxineira e o restante eu mesma faço (comida é só aquecer, no máximo fazer arroz para as 2). Então eles me orientaram a assinar a carteira como serviços gerais e colocar no contrato as tarefas: manutenção da casa e cuidar de criança. Está correto? Calculei o piso de doméstica regional proporcional, se assinar como serviços gerais é esse mesmo piso? Qual o CBO a ser registrado na carteira de trabalho e no eSocial? Obrigada

    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Oi, Ane!

      Quantas dúvidas, né? O emprego doméstico é bastante burocrático.

      Olha, eu vou sugerir que você dê uma ligada aqui pra gente para aproveitar que estamos atendendo empregadores domésticos gratuitamente durante essa pandemia.

      Nosso telefone é o (11) 4280-1013.

      Você ligando, já será redirecionada para uma de nossas consultoras especialistas em trabalho doméstico, que poderão esclarecer as suas dúvidas, ok?

      Aguardamos seu contato.

  6. Eduardo Koerich
    Eduardo Koerich says:

    Olá! Na opção básica da plataforma de vocês há modelo de contrato de trabalho? Se não, onde eu encontro um bom modelo? E controle de ponto, vocês tem também? Tem app? A doméstica pode acessar para acompanhar suas informações e bater ponto?

    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Eduardo! Tudo bem?

      Temos modelo de contrato e modelo de folha de ponto. Também temos o nosso APP para controle do empregador.

      Sugiro a você que dê uma ligada para a gente quando puder, assim uma de nossas consultoras já até te explica como tudo funciona e se nosso serviço pode te ajudar, ok?

      Nosso telefone é o (11) 4280-1013.

  7. Regina
    Regina says:

    Depois do prazo de 1 mês grátis, qual o custo mesal para contratar o serviço de vocês.

    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Regina! Tudo bem?

      Vamos lá!

      Se você quiser continuar tendo acesso ao nosso plano básico, que é esse que disponibilizamos gratuitamente por um mês, temos duas opções para você: plano básico trimestral (equivalente a R$ 21,90 por mês) e plano básico anual (equivalente a R$ 17,90 por mês).

      Porém, se você quiser ter acesso ao que de melhor podemos oferecer, temos o nosso Plano Premium. Nele, tiramos toda a burocracia do emprego doméstico das suas mãos e administramos tudo para você! Nesse plano, você tem os seguintes cenários: Plano Premium Mensal (R$ 79,90 por mês) e Plano Premium Anual (equivalente a R$ 59,90 por mês).

      Se quiser analisar com um pouco mais de calma os nossos planos, é só entrar nesse link.

      E, se tiver alguma dúvida, não hesite em nos ligar no (11) 4280-1013. Estamos sempre dispostos a ajudar!

      Até mais.

Os comentários estão fechados.