Como ter sua ctps digital?

CTPS Digital: o que é e como garantir a sua?

Falar sobre a Carteira de Trabalho (CTPS) é mais comum do que nós imaginamos. Ela é um documento obrigatório para qualquer cidadão que venha prestar algum tipo de serviço, seja em qualquer área como, por exemplo, indústria, comércio, agricultura, e até mesmo de natureza doméstica, garantindo o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.

Mas, quando o assunto é Carteira de Trabalho, uma nova denominação surgiu: a CTPS Digital.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse blogpost!


O que é a CTPS Digital?

Com o intuito de beneficiar os cidadãos e a forma de acessar informações da vida laboral, o Ministério da Economia desenvolveu a CTPS Digital em substituição ao famoso caderninho azul. A CTPS Digital já está disponível aos cidadãos através do aplicativo de celular nas versões iOS, Android e Web.

Antigamente, esse registro era feito em um documento físico e deveria ser guardado cuidadosamente e apresentado sempre que existisse a necessidade de início ou término de contrato trabalhista.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Benefícios da CTPS Digital

A CTPS Digital traz, inicialmente, diversos benefícios, como a agilidade na solicitação do documento e acesso à informação principalmente de contratos de trabalho através da integração com os bancos de dados governamentais. Além disso, é possível ter acesso a diversas vagas de emprego.

Como obter a CTPS Digital?

Para você ter acesso à CTPS Digital, basta seguir o passo a passo:

  1. Crie uma conta no site do Governo Federal
    Para conseguir fazer a sua carteira de trabalho digital, você precisa realizar um cadastro no site do Governo Federal. Para isso, basta acessar o site, abrir a guia sobre carteira de trabalho e clicar no botão “Iniciar” e preencher as informações solicitadas.
    Em seguida, você deverá clicar no botão “ENTRAR COM GOV.BR” e uma janela se abrirá no seu navegador. Preencha seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e cadastre uma senha.
  2.  Acesse a CTPS digital pelo site
    Após finalizar o seu cadastro ou acesso direto à conta, você será direcionado para outra página denominada “área do trabalhador”, na qual diferentes opções de acesso serão apresentadas. Para abrir a sua CTPS, basta clicar em “Carteira de Trabalho Digital”.
  3.  Acesse a carteira digital pelo aplicativo
    Também há a opção de acessar sua carteira de trabalho digital pelo aplicativo. Você só precisa baixar o app para Android ou iOS.

Empregador Doméstico e a Carteira de Trabalho Digital

O impacto mais imediato da CTPS Digital para o empregador doméstica é que não é mais preciso pedir a CTPS física nem anotá-la. Não se preocupe! Você não será multado. A mudança já consta nos sites do governo, como do Ministério da Economia e do eSocial. Só um cuidado será necessário: observar e obedecer aos prazos de envio de informações relativas à contratação.

Agora que você já sabe como ter acesso à sua CTPS Digital, que tal acessar e conferir se todos os dados estão corretos? É muito importante lembrar que, após a mudança, a Carteira Digital substitui a carteira física, mas a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho orienta que guarde o documento.