Conheça os 5 motivos para contratar uma empregada doméstica em vez de uma diarista

5 motivos para contratar uma empregada doméstica – e não uma diarista

Contratar uma empregada doméstica pode trazer muitos benefícios que o empregador nem imagina.

Entretanto, por ser menos burocrático, contratar uma diarista pode parecer mais vantajoso e é o caminho escolhido pela maioria dos contratantes.

Mas a verdade é que detalhes muito importantes são deixados de lado nessa preferência, e o empregador pode estar perdendo muito por isso.

Nesse sentido, separamos essa matéria para que você tenha todas as informações necessárias para tomar a sua decisão.

Continue lendo e entenda os 4 motivos para contratar uma empregada doméstica, e não uma diarista.

Qual a diferença entre contratar uma empregada doméstica ou uma diarista?

A diarista presta serviços ocasionais por até 2 dias na semana com cada empregador, ou seja, não se estabelece vínculo empregatício.

Conheça alguns cuidados que devem ser tomados com a diarista:

  • O contratante não pode pagá-la mensalmente, e sim diariamente;
  • A diarista não deve trabalhar mais do que 2 vezes por semana para o mesmo contratante;
  • É uma medida de segurança trocar de diarista de tempos em tempos;
  • Não se deve dar ordens diretas para a diarista: o contratante apenas pode solicitar a realização do serviço.

Por outro lado, a doméstica presta seus serviços por 3 ou mais dias na mesma casa, podendo ser até exclusiva. Assim, cria-se um vínculo empregatício com o empregador.

Entenda definitivamente a diferença entre diarista e empregada doméstica clicando aqui!

Os 5 motivos para contratar uma empregada doméstica

A empregada doméstica possui muitas diferenças da diarista que devem ser levadas em consideração na escolha do serviço doméstico.

Sendo assim, confira os 5 motivos para contratar uma empregada doméstica, e não uma diarista:

1. Você pode contar com ela por um longo período de tempo

Enquanto que a diarista está limitada pela lei e não pode prestar serviços para o mesmo empregador por mais de 2 dias na semana, a empregada doméstica pode fazer a jornada comum, de 8 horas diárias de segunda a sexta.

Se o empregador quiser economizar, pode até contratar uma empregada doméstica em jornada parcial, situação em que os custos praticamente caem pela metade.

2. Maior segurança

Pode ser muito interessante a contratação da empregada doméstica no lugar da diarista pela segurança de ter uma pessoa legalmente contratada como sua empregada.

Com isso, caso haja qualquer problema, você estará no controle do contrato de trabalho e terá mais recursos para agir, principalmente porque, se houver qualquer ocorrência com a diarista, há vínculo empregatício e o empregador fica menos vulnerável.

Além disso, a empregada doméstica terá horários fixos e tarefas bem definidas para realizar, enquanto que a diarista só precisa realizar o trabalho pedido.

Quais são todos os direitos da empregada doméstica?

3. Mais tempo livre

Uma empregada doméstica, por tempo integral e por três ou mais dias por semana, pode realmente ajudar no cotidiano de uma casa.

Os serviços domésticos são muitos e podem atrapalhar a agenda dos moradores da casa se realizados parcialmente, ou causar estresse quando chegam em casa e está tudo de pernas para o ar.

Essas atividades, muitas vezes negligenciadas, causam sério impacto na vida do empregador, que, para gastar um pouco menos, passa as tarefas para uma diarista que pode não realizá-las como deve ou até não dar conta do recado.

4. Serviço de qualidade e eficaz

Ao contratar uma empregada doméstica no lugar da diarista, muitos serviços que são cansativos e repetitivos em uma casa podem ser resolvidos pela trabalhadora.

Isso porque uma diarista não costuma organizar a bagunça ou lavar a louça, já que não possui tanta familiaridade com a casa, pela pouca frequência, e geralmente cuida da limpeza pesada.

Quem realiza o serviço doméstico todos os dias sabe como ele pode ser bastante exigente e necessitar de auxílio externo mesmo quando não inclui essa limpeza de vidros e armários realizada pela diarista..

Nesse sentido, a criação de vínculo com o ambiente e a constância na mesma casa permite que a trabalhadora saiba cada vez mais como realizar um serviço eficiente, e se familiariza com a organização e método de limpeza.

5. Você não vai estar sozinho

A iDoméstica tem mais de 10 anos no mercado e consultores em todas as áreas da relação trabalhista para facilitar todo o processo de contratar uma empregada doméstica.

Ter uma empregada doméstica no lugar da diarista é muito vantajoso, mas alguns detalhes devem ser levados com seriedade para garantir sua segurança jurídica e financeira.

Por ser realizado no ambiente familiar e de descanso para os empregadores, e pela recente lei da doméstica, é muito fácil cair na ilegalidade da prestação de serviços mesmo com o registro da doméstica.

E é por isso que nós, da iDoméstica, estamos aqui para ajudar.

As atualizações na legislação são frequentes e o contratante pode deixar passar algum detalhe suficiente para causar prejuízos sérios no seu bolso!

Deixando o cuidado de toda a burocracia com a iDoméstica, a preocupação com possíveis intercorrências acaba, porque temos uma plataforma inteira com consultores especializados para te ajudar.

Desse modo, sua casa fica em ordem assim como a sua vida financeira.

Conheça já a nossa solução. Fale gratuitamente com uma de nossas consultoras clicando no botão abaixo e tira suas dúvidas de como contratar uma empregada doméstica.

 

 

2 respostas
  1. ezequiel
    ezequiel says:

    Olá! Minha namorada tem um empregada (cuidadora) com carteira assinada e ela trabalha das 05:20h às 14:45h, ela faz o horário de almoço certinho, mas por ser cuidadora, a gente recomendou que ela não saia da casa (local de trabalho) apenas por segurança da minha sogra mesmo, nunca obrigamos nem nada do tipo.
    Gostaria de saber se está errado isso. Sabemos que durante o horário de almoço a pessoa pode ir onde quiser, mas temos essa dúvida, pois tem o consentimento da empregada. Muito obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.