eSocial Doméstico libera módulo rescisório
A Receita Federal liberou hoje (8/3), o módulo rescisório no site do eSocial. Os empregadores já podem fazer o registro do desligamento da doméstica através do sistema. No entanto, o módulo não calcula a rescisão do trabalhador.
Módulo Rescisão no eSocial Doméstico
O tão aguardado módulo rescisório no eSocial foi liberado para que os patrões domésticos possam informar o desligamento/rescisão do trabalhador. A nova funcionalidade está disponível no menu “Trabalhador > Desligamento“.
O eSocial disponibilizou no Manual do Empregador Doméstico versão 1.4 (pág. 61), um passo a passo para utilizar a nova funcionalidade.
eSocial – Domésticos demitidos entre 01/10/2015 e 07/03/2016
De acordo com informações disponíveis no site do eSocial, o empregador que demitiu a doméstica durante esse período deverá acessar a opção de desligamento e informar o “Motivo” e a “Data de Desligamento”.
O DAE Rescisório não será emitido nesses casos, já que o empregador deveria ter feito o pagamento do FGTS através da GRRF WEB, no site da CAIXA, conforme orientação anterior.
Demiti a doméstica, mas ainda aparece na folha de pagamento…
Este problema, segundo a nota disponível no eSocial, foi resolvido. Basta o empregador informar o desligamento conforme orientação acima para que o empregado não mais apareça nas folhas de pagamento.
eSocial – Domésticos demitidos a partir de 08/03/2016
Para domésticos que forem demitidos a partir de hoje (08/03), é obrigatório que o empregador utilize o módulo rescisório do eSocial.
Para fazer o desligamento, o empregador doméstico deverá fazer o registro da rescisão, informando os valores das verbas rescisórias – o eSocial não faz o cálculo das verbas rescisórias – para então imprimir o termo de rescisão (TRCT e TQRCT).
Além disso, o empregador deverá emitir a guia DAE Rescisório, com os valores referentes ao FGTS e a guia DAE mensal, onde serão cobrados os valores referentes a contribuição previdenciária (INSS) e o IRRF (se houver). Essa última guia é gerada na folha de pagamento da competência em que ocorreu a demissão.
eSocial não irá calcular as verbas rescisórias
Esta seja talvez a maior preocupação dos empregadores domésticos. Não bastasse a burocracia para finalizar o desligamento da doméstica, deverá estar atentos às verbas rescisórias. Isso porque o módulo rescisório tem por objetivo apenas informar a rescisão para que os encargos possam ser gerados.
Sendo assim, o empregador deverá ficar atento ou solicitar orientação especializada, já que há uma série de fatores a considerar no momento do cálculo das verbas rescisórias.
Não corra riscos. O iDoméstica calcula e gera o TRCT e TQRCT dentro da lei >>
Folha de pagamento do mês anterior…
Antes de registrar o desligamento do trabalhador doméstico, o empregador deve-se atentar para outro detalhe importante, a folha do mês anterior. É necessário que a mesma esteja encerrada para poder prosseguir com o registro da rescisão.
Foco no recolhimento
Para Alessandro Vieira, CEO e cofundador do iDoméstica, os empregadores deverão se adaptar ou buscar orientação especializada.
“O novo módulo rescisório do eSocial não auxilia o empregador e foca apenas na apuração dos encargos. Muitos empregadores não saberão proceder com as informações das verbas rescisórias, que são complexas e importantes para o desligamento. Uma informação errada pode gerar uma ação trabalhista futuramente.”
Segundo a Receita Federal, o módulo rescisório finaliza a operacionalização dos direitos e deveres dos empregadores e empregados domésticos no eSocial. Atualmente, o sistema conta com mais de 1,4 milhão de empregadores cadastrados, emitindo cerca de 1,2 milhões de guias DAE por mês.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!