Dirf 2022 - confira o passo a passo da idoméstica

DIRF 2022 – Empregador Doméstico – Guia Passo a Passo

A DIRF 2022 nada mais é do que a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte de 2022, realizada pelo empregador doméstico, que é quem efetua os pagamentos e retém imposto de renda na fonte.

Isso pode parecer complexo, mas entregar a DIRF 2022 pode não ser uma tarefa tão complicada assim, desde que o contratante tenha à sua disposição todos os recursos necessários para isso.

Por isso, reunimos todas as informações mais importantes neste Guia Passo a Passo da DIRF 2022, para que você, empregador, nunca mais tenha dúvidas sobre o assunto.

[lwptoc]

O que deve ser informado na DIRF?

  • Rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no país;
  • Imposto sobre renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  • Pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior;
  • Pagamentos aos planos de assistência à saúde – coletivo empresarial.

Quem precisa declarar a DIRF 2022?

O empregador doméstico só precisará declarar a DIRF 2022 se a sua empregada doméstica possuir IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) em pelo menos um dos pagamentos de 2021, seja salário, 13º salário, férias ou rescisão.

Até quando posso declarar a DIRF?

A DIRF, referente ao ano-calendário 2021, deverá ser devidamente entregue até às 23h59min59s do dia 28 de fevereiro de 2022.

O que preciso ter em mãos para realizar a declaração?

O primeiro passo para entregar a DIRF 2022 é baixar o programa necessário para gerar e transmitir a declaração. Em seguida, você deverá ter todas as informações solicitadas:

Com todas as informações em mãos e os programas devidamente instalados, chegou a hora de fazer a declaração da DIRF 2022.

E se eu não entregar a DIRF 2022?

Caso o empregador não entregue a DIRF no prazo, ou declarar alguma informação incorreta, ele poderá:

  • Receber multa de, no mínimo, R$ 200;
  • Cair na malha fina da Receita Federal;
  • Pode ficar impossibilitado de fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte, etc.

Como fazer a DIRF 2022 passo a passo

Se você precisa de um passo a passo funcional e seguro para entregar a DIRF, pode comemorar: a iDoméstica preparou um material completo com todos os detalhes para você entregar a DIRF com segurança e velocidade.

Vamos ajudar você desde o começo, desde o acesso ao link até a finalização da entrega.

Se você quer acessar esse material, que é totalmente gratuito, é só clicar no botão abaixo.

 

 

A dirf 2022 é uma obrigação do empregador e pode trazer sérios problemas no caso de haver dados incorretos ou do prazo ser desrespeitado