a empregada doméstica pode solicitar o seguro desemprego online

Seguro Desemprego Online – Doméstica Pode Solicitar Benefício

Considerando as dificuldades de todas as empregadas domésticas em fazerem a solicitação do benefício e o fato de que todos os postos de atendimento estão fechados, governo adapta seu sistema para que seja possível a solicitação do seguro desemprego online.

Com isso, muitas domésticas que sofreram a demissão sem justa causa poderão dar entrada no benefício de forma mais fácil e sem riscos de contágio.

Continue lendo e saiba como fazer a solicitação do seguro desemprego sem precisar sair de casa.

Como solicitar o seguro desemprego online?

Tanto a doméstica quanto o empregador podem fazer o procedimento. Um deles deverá acessar o site da solicitação do benefício e preencher o formulário exibido com todos os dados de identificação solicitados.

Além disso, será também necessário o envio de alguns documentos exigidos por lei, e a doméstica ou o empregador deve anexá-los.

Os documentos precisam estar nítidos para que a análise do governo seja positiva, então preocupe-se em tirar uma foto de qualidade. Outra opção é digitalizar o documento.

Também é importante dizer que a concessão do benefício é dividida em três etapas: a primeira é a solicitação, a segunda a análise do requerimento – que pode durar até 20 dias – e, a terceira e última, a resposta quanto ao benefício.

A qualquer momento, o solicitante pode acompanhar o processo no site sd.maisemprego.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf ou ligando para a central, discando 158 em seu aparelho telefônico.

Quais são os documentos necessários para a solicitação do seguro desemprego?

Antes de fazer o requerimento, já separe toda a documentação:

  • Cópia da Carteira de Trabalho;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
  • Documento de Identidade;
  • Sentença Judicial (se houver);
  • Comprovante de Residência (opcional).

Passo a Passo da solicitação

Após fazer o login, você deve autorizar o uso dos seus dados.

Feito isso, você será redirecionado para a tela de preenchimento de dados, conforme as imagens abaixo:

passo a passo solicitação seguro desemprego empregada doméstica online 4/4

passo a passo solicitação seguro desemprego empregada doméstica online 3/4

passo a passo solicitação seguro desemprego empregada doméstica online 2/4

passo a passo solicitação seguro desemprego empregada doméstica online 1/4

Depois de preencher todos os campos, o solicitante deve passar pelas próximas duas etapas da solicitação antes de finalizar o procedimento.

Quando finalizado, o pedido entrará em análise, até que seja emitida uma resposta positiva ou negativa à concessão do benefício.

Quais são os requisitos para receber o seguro desemprego?

A Caixa Econômica Federal, em seu site, estabelece as exigências para que a empregada doméstica consiga receber o benefício. São elas:

  • Ter sido dispensada sem justa causa ou ter havido rescisão indireta;
  • Ter trabalhado como empregada doméstica – e apenas como empregada doméstica – pelo período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses que antecederam a data da dispensa que deu origem ao requerimento do seguro desemprego.;
  • Ter, no mínimo, 15 recolhimentos ao FGTS como empregada doméstica;
  • Estar inscrita como Contribuinte Individual da Previdência Social e possuir, ao menos, 15 contribuições ao INSS;
  • Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e à de sua família;
  • Não estar usufruindo de qualquer outro benefício previdenciário de prestação continuada, salvo os casos de auxílio-acidente e pensão por morte.

Saiba mais sobre o seguro desemprego da empregada doméstica

Isso ainda não é tudo sobre o seguro desemprego da doméstica. Confira o nosso artigo completo sobre o seguro desemprego para saber o valor do benefício, quem pode solicitar e outras informações importantes.

 

 

46 respostas
  1. Clerio Rocha
    Clerio Rocha says:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se a empregada doméstica com carteira assinada tem direito a esse auxílio emergêncial de 600 reais.
    Queria parabenizar vcs também pelas informações sobre domesticas, estão sendo de grande utilidade para tirarmos dúvidas.

    Responder
  2. ALESSANDRA REGINA DIAS LOPES
    ALESSANDRA REGINA DIAS LOPES says:

    Deixei minha empregada em casa por conta do coronavírus, ela utiliza transporte público e tenho receio, pois tenho crianças asmáticas em casa. Já dei as férias que ela tinha direito este ano. Fiquei sabendo que posso suspender seu salário integral por dois meses, e ela receberia um salário mínimo do governo. Gostaria de saber se isso procede e o que eu tenho que fazer?
    Obrigada

    Responder
  3. Marcos Vollaro
    Marcos Vollaro says:

    Boa tarde! Fiz a suspensao covid do contrato da minha empregada, mas estou com duvidas, pois antes de fazer dizia que quando nao tivesse conta em banco ia pedir para abrir. isso nao aconteceu. fiz dia 15/04 e ate agora continua aparecendo em processamento, nao consigo saber sefoi feito corretamente. Nao estou conseguindo pagar seu salario. Ela precisa disso faltam apenas 1ano 4 meses para se aposentar.

    Responder
    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Marcos!

      Pode ficar tranquilo, a análise do Ministério realmente está demorando um pouco.

      Quanto à conta bancária, pode ficar tranquilo também. Algumas informações têm aparecido no sentido de que será criada uma conta especial para essas empregadas domésticas receberem o benefício.

      Responder
    • Maiara
      Maiara says:

      Domestica não tem número de requerimento eu dei entrada por esse site ate agora nada não sei se deu certo ou não só sei que receberam e ta em avaliação faz uns 4 dias

      Responder
  4. Mariana
    Mariana says:

    Só queria parabenizar pelo site, não sei se perceberam mais é um dos poucos que contém informações sobre as doméstica em meio a uma pandemia que estamos vivendo ! Parabéns que Deus os abençoe

    Responder
  5. Dulci
    Dulci says:

    Ola, as unidades do pouparemos estão fechadas e fica pedindo um número de requerimento pra dar entrada no seguro para empregada doméstica, vc tem alguma ideia do que posso fazer pois o prazo está vencendo…
    Obrigada

    Responder
  6. Roberta
    Roberta says:

    Minha sogra trabalhava como empregada doméstica e foi demitida por causa da pandemia, só que a ex patroa dela não deu o número do requerimento e falou Pará ela que não tem esse número, com isso ela não consegue dar entrada pelo APP. Tem alguma sugestão??

    Responder
  7. JAQUELINE
    JAQUELINE says:

    ola tudo bem?fiz todo passo a passo deu certo até aqui,veio uma mensagem que após 30 dias de feito requerimento eu receberei a primeira parcela ,então será que agora é só comparecer a caixa para o pagamento dado os 30 dias?E parabéns pelas informações.

    Responder
    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Jaqueline!

      A doméstica pode receber seu benefício das seguintes formas:

      Através da sua conta Caixa;
      Por meio das lotéricas; ou
      Pelo atendimento Caixa Aqui, caso a trabalhadora não tenha conta no banco Caixa.

      Responder
  8. Manuela
    Manuela says:

    Olá, boa noite!

    Demiti minha funcionária( doméstica) devido a pandemia, dei entrada ao seguro Dia 17/4 on-line, e não consta nada, fala que não foi feito, não consigo fazer através da carteira digital, poderia me ajudar?

    Responder
  9. Paloma
    Paloma says:

    Olá Felipe. Há, de fato, um problema na solicitação do seguro desemprego do trabalhador doméstico, pois o formulário da internet solicita que seja informado esse número de requerimento. O empregador não consegue fornecer, pois não há como ser gerado. O Poupatempo está fechado, devido à pandemia. Aparentemente o trabalhador doméstico está desamparado, sem ter a quem recorrer por causa dessa especificidade de não haver número de requerimento para trabalhador doméstico. Você tem alguma ideia de como esse problema pode ser equacionado? Muito obrigada e parabéns pelo site!

    Responder
    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Paloma!

      Pois é! Estamos recebendo muitas reclamações nesse sentido, mas a verdade é que também já recebemos muitas mensagens de domésticas que conseguiram fazer a solicitação normalmente. Estamos realmente confusos nesse quesito.

      De fato, o empregador doméstico não recebe o número de requerimento, então, se o site está exigindo esse número, realmente as domésticas estão desamparadas.

      Estamos intensificando nosso suporte por telefone aqui na empresa, Paloma, então, dá uma ligada para uma de nossas especialistas para ver se ela pode te ajudar. Nosso tel é o (11) 4280-1013.

      Responder
      • Fernanda
        Fernanda says:

        Pessoal, este link fornecido no site é para solicitação do seguro desemprego para trabalhadores formais, onde obrigatoriamente será solicitado o número do requerimento. O link para empregadas domésticas é esse: https://sso.acesso.gov.br/login. Após fazer o cadastro no site gov.br, é só acessar a este link com o CPF e senha que conseguirão realizar o pedido sem exigir o número do requerimento. Espero ter ajudado! ;)

        Responder
  10. Sandra Helena Salgueiro Botelho
    Sandra Helena Salgueiro Botelho says:

    Obrigada pelas informações. Até a sessão de perguntas e dúvidas nos ajudam. Minha ex-empregada também não está conseguindo dar entrada. Com este conhecimento adquirido aqui vamos tentar de novo. Obrigada.
    Caso tenha nova informação, publique aqui, por favor. Parabéns pelo blog!!

    Responder
  11. Anna carolina
    Anna carolina says:

    Após solicitar o seguro desemprego da domestica o mesmo foi indeferido sob a justificativa de vinculo nao encontrado ou divergente. O que pode ser? O que devo fazer?

    Responder
    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Anna Carolina!

      Isso é um sinal de que o cadastro da doméstica não está batendo entre as instituições.

      Será necessária uma retificação manual. Ou ainda, se não for caso de retificação manual, de entrar em contato com o órgão responsável para solicitar a retificação.

      Você pode entender melhor o caminho para fazer isso entrando em contato com nossas especialistas em trabalho doméstica pelo telefone (11) 4280-1013.

      Responder
      • Anna Carolina
        Anna Carolina says:

        Obrigada pelo rapido retorno. Ontem eu fui conferir os pagamentos das daes (fgts e inss) e vi que duas estavam sem pagar por algum motivo que fugiu do meu controle, assim ela não tem 15 contribuições. Pode ser isso? Grata.

        Responder
        • Felipe - iDoméstica
          Felipe - iDoméstica says:

          Oi de novo, Anna!

          Então, até pode ser, mas o aviso de inexistência de vínculo me parece ser um problema de reconhecimento da contratação mesmo.

          Me parece que pode ser um problema de cadastro.

          Responder
  12. Leide Laiane sousa pereira
    Leide Laiane sousa pereira says:

    Bom dia eu queria saber se os 15 meses exigidos para dar entrada a primeira vez como empregada doméstica tem q ser cumprido apenas heim 1 trabalho?

    Responder
  13. ORLANDO
    ORLANDO says:

    Bom dia.
    Sou empregador doméstico e estão me solicitando o número do requerimento do seguro-desemprego para incluir no site. Verificando o link “perguntas e respostas” item 20.01 do site do e-Social cita que o empregador doméstico não emite o Requerimento do Seguro-Desemprego (RSDED), documento que é gerado no ato da recepção do seguro-desemprego. Como proceder para dar continuidade no processo de requisição online, se exige este número?

    Responder
    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Orlando!

      Na verdade, o procedimento de requerimento do emprego doméstico é diferente. Não é necessário o número.

      Dá uma ligada para a gente que podemos te indicar um caminho. Nosso telefone é o (11) 4280-1013.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.