Posts

13º salário de empregada doméstica

13 º salário da empregada doméstica: primeira parcela vence em um mês

Daqui a um mês, no dia 29 de novembro de 2019, vence a primeira parcela do 13 º salário da empregada doméstica.

Leia mais

13º salário de empregada doméstica: primeira parcela vence amanhã

Amanhã, dia 30 de novembro é a data limite para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro da empregada doméstica. Confira todos os detalhes para não perder o prazo.

Leia mais

13º salário da doméstica deve considerar horas extras e adicional noturno

Tanto para a empregada doméstica, mas sobretudo ao empregador – que pode estar sujeito às sanções legais caso descumpra as obrigações – é importante saber como calcular adicional noturno e horas extras, inclusive quando se trata da questão do décimo terceiro salário da doméstica. Leia mais

Primeira parcela do 13º salário de empregados domésticos

Saiba como pagar a 1ª parcela do 13º salário da doméstica no eSocial

Neste artigo, vamos orientar o empregador doméstico sobre o pagamento da primeira parcela do 13º salário da doméstica, cujo prazo para pagamento vence no próximo 30 de novembro.

Leia mais

Como pagar o 13º salário da empregada doméstica em 2018. Agenda completa

13º Salário de Empregada Doméstica 2018 – Como Pagar?

No próximo dia 30 de novembro, vence o prazo para o pagamento da 1ª parcela do 13º salário. Diversas categorias de trabalhadores, inclusive domésticos, tem esse direito.

É comum nesta época do ano surgirem dúvidas entre os empregadores domésticos sobre a forma correta de quitar o benefício. Pensando nisso, preparamos uma matéria exclusiva sobre como pagar o 13º salário de empregada doméstica em 2018.  Leia mais

Segunda parcela do 13º salário de empregada doméstica

Segunda parcela do 13º salário de domésticos vence hoje

Os empregadores domésticos têm até hoje (20/12) para pagar a segunda parcela do 13º salário. Já a guia do eSocial referente ao décimo terceiro vence em 05/01/2018. Leia mais

Primeira parcela do 13º salário de empregados domésticos

Primeira parcela do 13º salário de domésticos vence amanhã

Empregador precisa incluir o valor na folha de Novembro da Guia DAE (eSocial) que vence no dia 7 de dezembro.

Leia mais

13º salário empregada doméstica 2017

13º salário de empregada doméstica 2017: como pagar?

A primeira parcela do 13º salário vence na próxima quinta-feira, 30 de novembro. É comum nesta época surgirem dúvidas entre os empregadores domésticos sobre a forma correta de quitar o benefício.

Pensando nisso, separamos as principais dúvidas sobre como pagar o 13º salário da empregada doméstica em 2017. Confira. Leia mais

13º salário de empregada doméstica

13º salário da doméstica: Reforma Trabalhista mantém regras

A chegada do fim do ano, e consequentemente do pagamento do 13º salário da empregada doméstica, coincide com a entrada em vigor da Reforma Trabalhista.

Reforma mantém regras do 13º salário

Muitos empregadores domésticos estão se questionando se a chamada Reforma Trabalhista trouxe alteração nesse direito dos trabalhadores domésticos. É importante esclarecer que as regras do 13º salário de empregados domésticos seguem como era. Nada mudou.

Como pagar o 13º da doméstica

O décimo terceiro salário da doméstica pode ser pago em duas parcelas ou parcela única. Sobre esse valor, são descontados o INSS e o IRRF, esse último caso atinja a faixa de contribuição.

13º salário 2017 em parcela única

O empregador doméstico pode optar por pagar o 13º salário da doméstica em uma única parcela. Neste caso, o valor total deve ser pago até 30 de novembro, e os descontos de INSS e IR são debitados também em novembro.

 

 

13º salário 2017 em duas parcelas

O pagamento do décimo terceiro em duas parcelas é o padrão. Paga-se a primeira parcela em novembro e a segunda, em dezembro. Nesse caso, os encargos – INSS e IR – serão apurados na segunda parcela.

Primeira parcela

Neste ano, o empregador deverá pagar a primeira parcela do 13º salário da doméstica até o dia 30 de novembro. O valor corresponde a 50% do total a ser pago e não há descontos nessa parcela.

Segunda parcela

A segunda parcela do décimo terceiro em 2017 deverá ser quitada até o dia 20 de dezembro. O valor corresponde aos 50% restantes, porém, são deduzidos os encargos referentes a INSS e IR.

Doméstica demitida durante o 13º salário

Há casos em que a doméstica é demitida no período entre as duas parcelas do 13º salário.

Nessa situação, o valor deverá ser pago proporcionalmente no momento da rescisão, caso a demissão ocorra após o pagamento da primeira parcela. A parcela será descontada na rescisão como antecipação.

Doméstica em licença maternidade

Muitos empregadores não sabem como proceder com o décimo terceiro quando a doméstica está de licença maternidade. Mas, a regra é simples: o patrão doméstico arcará com até 8/12 avos referentes ao período em que a doméstica esteve trabalhando ao longo desse ano.

O INSS, na confirmação do afastamento, irá bancar o proporcional de até 4/12 avos, valor referente aos meses em que a doméstica estiver de licença maternidade ao longo desse ano.

 

 

Esocial - como informar a 2ª parcela do 13º salário da doméstica

eSocial Doméstico – Como pagar os encargos do 13º salário

O esocial liberou hoje (21/12), o módulo para informar o pagamento da 2ª parcela do 13º salário e da remuneração do mês Dezembro/2015. O iDoméstica fez um vídeo explicativo para você não errar na hora de gerar os encargos. Leia mais