O reajuste de piso regional dos empregados domésticos do Estado de Santa Catarina vai a plenário na tarde desta terça-feira, 18 de março. O projeto de lei prevê um aumento de 8,84% no piso regional, passando dos atuais R$ 835 para R$ 908. O índice será retroativo ao mês de janeiro deste ano.
A proposta, estabelecida em negociação entre os sindicatos dos empregados e empregadores, foi enviada pela Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina em regime de urgência para apreciação. Em caso de aprovação por parte dos deputados estaduais, o governador Raimundo Colombo sancionará e os trabalhadores poderão receber o reajuste.
Segundo a assessora de comunicação, Maiara Gonçalves, da Secretaria de Estado da Casa Civil, o governo não participa das negociações entre os sindicatos, apenas recebe e envia o projeto para a Assembleia Legislativa. “Os sindicatos estavam com dificuldade de chegar a um consenso sobre o reajuste. Apenas no dia 4 de março o Governo do Estado recebeu a proposta”, revelou.
Confira o salário vigente para domésticas em Santa Catarina →
O salário para empregados domésticos em Santa Catarina é definido pela lei complementar 459 de 2009. Essa categoria profissional está enquadrada na primeira faixa desta lei, que define o piso regional para os trabalhadores catarinenses.