Lançamento inédito: aplicativo para pagamento de doméstica por hora

Neste dia 1º de novembro, o Idoméstica lança uma nova versão do seu aplicativo. Agora, o aplicativo permite registrar e administrar recibos e guias de empregadas domésticas com jornada inferior a 44 horas semanais. Tudo dentro da lei.

É o único aplicativo de folha de pagamento online para empregadas domésticas do mercado a disponibilizar este recurso. “O aplicativo permite o pagamento de empregada doméstica por hora, dentro da lei”, afirma Alessandro Vieira, coordenador do Idoméstica.

O aplicativo idoméstica é o único no brasil a gerenciar o pagamento de empregada doméstica com jornada inferior a 44 horas semanais.

Integrante do grupo ATLAS, o Idoméstica é pioneiro no segmento quando se fala da modalidade horista para empregadas domésticas.

O lançamento ocorre após pelo menos seis meses de estudos, testes e avaliações. Empregadores, trabalhadores e profissionais das áreas da Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Direito foram consultados ao longo do processo.

O projeto do Idomestica.com resulta também de mudanças na lei, parte delas ainda em discussão no Congresso Nacional, outras já em vigor. O aplicativo tem como uma de suas missões proporcionar ao empregador produtos e serviços que reduzam o risco de ações trabalhistas, bem como facilitem no trabalho com a papelada que envolve a contratação.

Em razão disso, Alessandro diz que há pontos a serem considerados quando da contratação na modalidade horista, dentro do que diz a lei.

“O empregador não pode demitir a atual empregada registrada como mensalista e recontratá-la como horista. A lei prevê no mínimo 90 dias para recontratação e 2 anos para a empregada fazer uma reclamação trabalhista”, alerta o coordenador.

As dúvidas também surgem na hora da contratação de diarista. O Idoméstica.com alerta para o risco de uma ação judicial contra o empregador, quando a atuação da diarista configura vínculo – a partir de 3 dias semanais, por exemplo.

Informações sobre a modalidade horista podem ser obtidas no site Idomestica.