Portal auxilia contratação de empregados domésticos

Matéria veiculada no  Jornal de Limeira em 21/05/2009. Disponível no site : www.jornaldelimeira.com.br
Autor : Redação JL

Contratar formalmente uma empregada doméstica, acompanhante para idosos, babá ou enfermeiros pode ficar mais fácil. Esta edição da Feira Agrocientífica, Comercial e Industrial de Limeira (Facil) é o palco para o lançamento de um portal na Internet com facilidades para contratar e administrar encargos trabalhistas de profissionais que fazem serviços domésticos.

O Idoméstica é uma ferramenta nova feita pela empresa Atlas Soluções em Recursos Humanos e vai ajudar empregadores e indiretamente empregados desse setor de serviços e tem planos para expansão para todo o Brasil.

Diretor da Atlas, Wanderlei Marcos Vieira, diz que o portal, em São Paulo, é inédito. A ideia surgiu da necessidade de algo que auxiliasse as pessoas que empregam profissionais do setor a manter pagamentos em dia e administrar salários, férias, faltas, encargos e outras obrigações trabalhistas. Para elaborar a ferramenta, Vieira conta que a empresa realizou uma pesquisa de mercado e identificou apenas dois concorrentes no Rio de Janeiro.

“Apesar disso, a funcionalidade e os recursos que o Idoméstica oferece fazem do portal um forte concorrente no mercado”, diz. A empresa pretende expandir o portal para o País.

SIMPLICIDADE

O sistema é simples, ainda mais para aquelas pessoas que estão acostumadas a se cadastrarem em sites da Internet. O usuário precisa apenas fazer seu cadastro e seguir as recomendações que o site apresenta. “Fizemos o sistema para que o empregador não precise ficar acessando o site a menos que aconteça algo com o empregado como uma falta”, explica.

“A partir do momento que a pessoa se cadastra e informa os dados de quem ela empregou, o portal envia mensalmente e-mails avisando sobre pagamento, férias e ainda gera contratos e auxilia a como registrar em carteira esses empregados domésticos”. A ferramenta que faz todo esse trabalho se chama PagDoméstica, que integra o portal.

PÚBLICO

Vieira diz que em todo o Brasil há cerca de 5 milhões de empregadas domésticas segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De todas, a estimativa é que apenas 40% sejam registradas formalmente. “O portal vai ainda ajudar a combater essa informalidade”, diz.

O site (www.idomestica.com) disponibiliza 30 dias para testes. A partir desse período, o valor da mensalidade é de R$ 9,90.