Dia da Empregada Doméstica: dúvidas e desafios da profissão.

O Brasil comemora em 27 de abril o Dia da Empregada Doméstica. Este setor da economia tem aproximadamente 7,2 milhões de trabalhadores, que representam quase 8% da população econômica ativa do Brasil.

Os números impressionam. O setor emprega o equivalente à soma de todos os moradores de duas dos principais municípios brasileiros, a cidade do Rio de Janeiro e Campinas.

O tema, tão amplo nos números, também gera dúvidas. Alessandro Vieira, do site Idoméstica.com, disse que as dúvidas relativas a esse segmento de mão-de-obra aumentam em função da mudança no quadro sócio-econômico do país. “A ascensão da classe C fez crescer a procura por empregadas domésticas. Ao mesmo tempo ampliou as dúvidas dos empregadores”, relatou.

Conheça o aplicativo pagdoméstica. Cálculo e recibos para administrar sua empregada doméstica.

O fato se comprova pela diversidade regional do público que consulta o site, localizado em Limeira mas cuja abrangência é nacional. Em 2011, as pesquisas feitas no Idoméstica vieram de aproximadamente 500 cidades brasileiras. Escritórios de contabilidade também se utilizam da ferramenta.

“Além do aumento na busca por trabalhadores domésticos, as mudanças nas leis ampliam as dúvidas”, contou Vieira.

Embora utilizados no mesmo sentido, ainda há diferenças entre diarista e empregada doméstica, no campo jurídico. “A diarista trabalha apenas 2 dias por semana; a partir do 3° dia tem se caracterizado vínculo, sendo considerado empregada doméstica”, relatou Alessandro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.