A mp 1046 veio para flexibilizar as relações entre empregador e empregada doméstica por conta da pandemia. Confira as medidas que você pode tomar.

MP 1046 flexibiliza férias, feriados e FGTS da empregada doméstica

No último dia 27 o governo federal publicou a MP 1046/21, flexibilizando algumas leis e regras trabalhistas pelos próximos 4 meses, principalmente férias, feriados e pagamento do FGTS da empregada doméstica.

O principal objetivo é apaziguar os danos econômicos causados pela pandemia do Covid-19, ajudando tanto empregadores quanto empregadas domésticas nessa situação de incerteza.

Quer saber mais sobre como a MP flexibiliza férias, feriados e FGTS para o emprego doméstico? Continue lendo!

[lwptoc]

Quais as mudanças trazidas pela MP 1046/21?

Nesse momento de flexibilização das leis trabalhistas, o empregador pode conceder antecipação de férias e compensação do banco de horas.

Também é possível suspender o recolhimento do FGTS pelos empregadores e as exigências que dizem respeito a segurança e saúde no trabalho.

Listamos todas as mudanças trazidas pela MP que dizem respeito à empregada doméstica:

  • Antecipação das férias individuais;
  • Antecipação e aproveitamento de feriados para zerar banco de horas;
  • Compensação da jornada (banco de horas);
  • Suspensão do recolhimento do FGTS;
  • Suspensão da obrigatoriedade da realização de exames médicos;
  • Possibilidade de qualquer acordo entre a doméstica e o empregador.

Lembrando que todas essas medidas terão validade de apenas 120 dias, ou seja, 4 meses, contados da publicação da medida.

Férias individuais

Através da publicação da MP 1046/21, o empregador tem a possibilidade de antecipar as férias da empregada doméstica.

Caso ele decida por isso, deverá informar a doméstica com, pelo menos, 2 dias de antecedência.

Nesse aviso, o contratante deverá informar a duração do período de férias e negociar possíveis férias futuras (deixando por escrito).

Prazos de pagamento:

  • O adicional de ⅓ das férias poderá ser pago após a concessão delas – até o dia de vencimento do 13º salário;
  • O pagamento das férias em si poderá ser realizado até o 5º dia útil no mês seguinte ao período de descanso.

Como funcionará a antecipação de feriados com a nova MP?

Da mesma maneira como ocorre nas férias, o empregador deverá avisar a empregada doméstica da antecipação dos feriados com, no mínimo, dois dias de antecedência.

Deverá indicar quais feriados serão antecipados, e, assim, compensar o banco de horas.

Confira todos os feriados da empregada doméstica em 2021.

Entenda a compensação do banco de horas

Por causa da pandemia do Covid-19, muitas jornadas de trabalho foram reduzidas, deixando o banco de horas da doméstica com saldo negativo.

Para a compensação dessas horas faltantes, a empregada doméstica poderá ampliar o seu período de prestação de serviços em até 10 horas diárias, tendo até 18 meses, a partir do fim da medida provisória, para compensar o banco de horas – ou seja, o saldo negativo.

Recolhimento do FGTS

O empregador, através da MP 1046/21, tem o direito de adiar o recolhimento do FGTS.

As parcelas de abril, maio, junho e julho poderão ser pagas em até 4 vezes com vencimento a partir do mês de setembro deste ano, sem multas.

Segurança e saúde no trabalho

Em muitas situações, se faz necessário que a empregada doméstica realize exames médicos para que inicie a jornada de trabalho.

Com a promulgação da MP 1046, os exames ocupacionais e de treinamentos periódicos aos trabalhadores da área de saúde e das áreas auxiliares serão mantidos, mas todos os outros poderão ser dispensados.

A iDoméstica e as incertezas da pandemia

Há mais de um ano se iniciou a pandemia do novo coronavírus e, desde então, estamos lidando com mudanças atrás de mudanças

É fato que, com todas as medidas adotadas pelo governo, tanto as domésticas quanto os empregadores são beneficiados, mas é necessário se manter atento para que nada passe despercebido e o contratante não incorra em infrações.

Para isso, a iDoméstica tem uma plataforma completa que te ajuda a manter em dia os dados da contratação e cuida do seu eSocial acompanhando todas as mudanças que vêm ocorrendo no país.

Temos consultores especializados e garantimos que você não precise pagar multas, ficar na ilegalidade ou até deixar de aproveitar benefícios. Cuidamos de tudo para você.

Converse agora mesmo com um dos nossos consultores e veja como é fácil e barato ser iDoméstica.

 

 

No último dia 27 o governo federal publicou a mp 1046/21, flexibilizando algumas leis e regras trabalhistas pelos próximos 4 meses, principalmente férias, feriados e pagamento do fgts da empregada doméstica.