Governo lança carteira de trabalho CTPS digital

O Ministério do Trabalho, em parceria com a Dataprev, lançou hoje (21) o aplicativo CTPS Digital. O objetivo principal é facilitar a vida do trabalhador ao consultar informações da carteira de trabalho, uma vez que estará disponível no celular.

Como baixar a CTPS Digital

De acordo com o site do Governo Federal, para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “CTPS Digital” e baixar a ferramenta.

A CTPS Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS.

#DicComo baixar a CTPS Digita com segurançaa: Ao procurar por “CTPS Digital” na loja do seu smartphone, fique atento. Baixe apenas se a inscrição do desenvolvedor for DATAPREV, conforme imagem ao lado.

Segue abaixo os links para baixar na Apple Store e Google Play:

 

Como fazer o cadastro na CTPS Digital

No site do Ministério do Trabalho foi disponibilizado um passo a passo sobre como fazer o cadastro e acessar a CTPS Digital. Segue o link: http://trabalho.gov.br/noticias/5247-confira-o-passo-a-passo-para-fazer-a-carteira-de-trabalho-digital

A CTPS Digital não substitui a CTPS física

Apesar da facilidade de consulta de informações pelo smartphone, a Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Ou seja, mesmo com a CTPS digital, é importante manter e cuidar da CTPS de papel.

Solicitar 1ª e 2ª via pela CTPS Digital

Pelo aplicativo da CTPS Digital é possível solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho (física). Será preciso preencher um formulário de pré-cadastro, dentro do aplicativo, válido por 30 dias. Depois, o trabalhador deverá comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Agendamento para emissão da CTPS

De acordo com o Ministério do Trabalho, algumas unidades de atendimento exigem um agendamento prévio para emissão da CTPS. O trabalhador pode consultar aqui qual unidade onde o agendamento prévio é obrigatório.

Com informações de: Ministério do Trabalho

3 respostas
  1. Audson da Silva aranha
    Audson da Silva aranha says:

    Eu não consigo por que tenho uma conta já no gov.br e esquecir a senhà e não uso mais o email e nem número aí não tenho como recuperare fazer outra senha e tou presisando pra urgência que pra trabalhar na empresa e tá difícil e muito complica quero que vcs aí mim ajude por favor

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.