O ministério do trabalho lançou hoje (21) o aplicativo ctps digital. Agora, o trabalhador pode consultar as informações da ctps pelo celular. Veja como usar.

Governo lança carteira de trabalho CTPS digital

O Ministério do Trabalho, em parceria com a Dataprev, lançou hoje (21) o aplicativo CTPS Digital. O objetivo principal é facilitar a vida do trabalhador ao consultar informações da carteira de trabalho, uma vez que estará disponível no celular.

Como baixar a CTPS Digital

De acordo com o site do Governo Federal, para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “CTPS Digital” e baixar a ferramenta.

A CTPS Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS.

#DicComo baixar a ctps digita com segurançaa: Ao procurar por “CTPS Digital” na loja do seu smartphone, fique atento. Baixe apenas se a inscrição do desenvolvedor for DATAPREV, conforme imagem ao lado.

Segue abaixo os links para baixar na Apple Store e Google Play:

 

Como fazer o cadastro na CTPS Digital

No site do Ministério do Trabalho foi disponibilizado um passo a passo sobre como fazer o cadastro e acessar a CTPS Digital. Segue o link: http://trabalho.gov.br/noticias/5247-confira-o-passo-a-passo-para-fazer-a-carteira-de-trabalho-digital

A CTPS Digital não substitui a CTPS física

Apesar da facilidade de consulta de informações pelo smartphone, a Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Ou seja, mesmo com a CTPS digital, é importante manter e cuidar da CTPS de papel.

Solicitar 1ª e 2ª via pela CTPS Digital

Pelo aplicativo da CTPS Digital é possível solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho (física). Será preciso preencher um formulário de pré-cadastro, dentro do aplicativo, válido por 30 dias. Depois, o trabalhador deverá comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Agendamento para emissão da CTPS

De acordo com o Ministério do Trabalho, algumas unidades de atendimento exigem um agendamento prévio para emissão da CTPS. O trabalhador pode consultar aqui qual unidade onde o agendamento prévio é obrigatório.

Com informações de: Ministério do Trabalho

O ministério do trabalho lançou hoje (21) o aplicativo ctps digital. Agora, o trabalhador pode consultar as informações da ctps pelo celular. Veja como usar.
9 respostas
  1. Audson da Silva aranha
    Audson da Silva aranha says:

    Eu não consigo por que tenho uma conta já no gov.br e esquecir a senhà e não uso mais o email e nem número aí não tenho como recuperare fazer outra senha e tou presisando pra urgência que pra trabalhar na empresa e tá difícil e muito complica quero que vcs aí mim ajude por favor

  2. Washington José Da Silva
    Washington José Da Silva says:

    Lá tentando fazer minha carteira de trabalho digital mas não tô conseguindo poderia uma ajuda obrigada

    • Felipe - iDoméstica
      Felipe - iDoméstica says:

      Olá, Washington!

      Sugerimos que entre em contato com as instituições responsáveis para tirar suas dúvidas. Os canais de contato devem estar nos sites dessas instituições.

  3. Luana brum da rosa
    Luana brum da rosa says:

    Nao consigo recuperar meu app nao reconheco o numero nem o email.aff

Os comentários estão fechados.