O simples doméstico, boleto que unifica os encargos do trabalhador doméstico, teve o vencimento de outubro adiado para 21 de novembro. O prazo terminaria ontem (07).

eSocial: guia de outubro tem vencimento adiado para 21/11

Após site do eSocial permanecer com lentidão para acesso e emissão da guia de outubro, governo publica novo vencimento para a Guia DAE de outubro, que poderá ser paga até 21/11, sem multa e juros.

Guia DAE de outubro vence em 21/11

O Simples Doméstico, boleto que unifica os encargos do trabalhador doméstico, teve o vencimento de outubro adiado para 21 de novembro. O prazo terminaria ontem (07).

A informação foi publicada no D.O.U. desta terça-feira (08) e veiculada no site da Receita Federal.

O empregador doméstico que deixou para emitir a guia no último dia, enfrentou problemas no site do eSocial. Ontem, durante todo o dia, o site permaneceu instável, lento, o que não permitia o empregador concluir a emissão da guia.

O iDoméstica acompanhou o problema e em diversas vezes, notificou os clientes sobre o caso, inclusive postou detalhes aqui no blog. Porém até às 18h de ontem, o prazo não havia sido prorrogado.

Mais de 100 empregadores ficaram sem a guia

De acordo com informações da Receita Federal, até às 17h de ontem (07), mais de 1 milhão de guias foram emitidas, ou seja, cerca de 90% do total de empregadores. Porém, mais de 100 mil empregadores ainda não conseguiram emitir a guia DAE de outubro.

Diante disso, o governo optou por prorrogar o prazo para pagamento da guia DAE de outubro até o dia 21 de novembro.

Ainda de acordo com a Receita Federal, a medida irá permitir que o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) estabilize os sistema de emissão da Guia DAE.

 

 

Guia com multa deve ser descartada

Quem tentou e conseguiu gerar a Guia DAE durante a madrugada dessa terça (08), constatou o acréscimo de multa e juros.

Neste caso, nossa recomendação é que descarte essa guia e faça uma nova emissão, pois devido a prorrogação do prazo, não cabe o pagamento de multa e juros.

Botão “Emitir Guia” ainda indisponível

Até o fechamento desse post, o botão “Emitir Guia” permanece indisponível no site do eSocial, o que impede, até o momento, a emissão da Guia DAE. Acreditamos que a situação deverá se normalizar na tarde desta terça (08).

Para o empregador que ainda não conseguiu emitir a guia,o recomendável é que tente fazer a emissão a partir de amanhã (09/11), em horários alternativos,   já que o prazo foi prorrogado e o site do eSocial ainda permanece instável.

 

 

O simples doméstico, boleto que unifica os encargos do trabalhador doméstico, teve o vencimento de outubro adiado para 21 de novembro. O prazo terminaria ontem (07).