DIRF 2016 – Patrão doméstico que reteve IR precisa declarar

Todo empregador que reteve IR (Imposto de Renda) do trabalhador doméstico no ano de 2015, deverá entregar a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) até o dia 29 de fevereiro.

Essa matéria é de 2016 e está desatualizada! Confira aqui as informações mais atualizadas sobre a DIRF do empregador doméstico.

Para ajudar os patrões em mais essa tarefa, o iDoméstica preparou um manual passo a passo, explicando como fazer e entregar a declaração.

Preciso entregar a DIRF 2016 da doméstica?

Todo empregador doméstico que no ano de 2015 reteve IR (IRRF) em alguma remuneração paga ao trabalhador doméstico precisa entregar a DIRF 2016 Ou seja, se o patrão descontou Imposto de Renda (IRRF) no pagamento de Salário, Férias, 13º Salário ou mesmo Rescisão, precisa fazer a declaração.

Importante! O empregador só deve entregar a DIRF se houve IR retido. Se não houve, não é preciso fazer a declaração.

Como saber se houve retenção de IR (IRRF) da doméstica?

O empregador doméstico precisa conferir nos Holerites (Recibo de Salário), e em outros recibos pagos à doméstica – Férias, 13º Salário e Rescisão – do ano de 2015 se houve desconto do IRRF.

Quem administra a folha de pagamento da doméstica através do iDoméstica já está familiarizado e tem total acesso aos documentos emitidos para saber se houve ou não IRRF.

Não é cliente iDoméstica? Avalie grátis por 30 dias →

O desconto é feito quando os vencimentos da empregada doméstica atinge a alíquota de recolhimento. Para atingir a alíquota, é preciso que a doméstica tenha recebido acima de R$ 1.903,98, já considerando a parcela a deduzir da tabela do Imposto de Renda e o número de dependentes.

Como fazer a declaração da DIRF 2016

Para fazer a entrega da DIRF 2016 é preciso baixar um aplicativo específico no site da Receita Federal. Para facilitar, o iDoméstica preparou o Manual DIRF 2016 – Como fazer passo a passo.

No manual, explicamos detalhadamente como baixar e instalar o aplicativo. Além disso, explicamos como cadastrar as informações corretamente e entregar a declaração.

Prazo para entrega

A  DIRF 2016 deverá ser entregue até o próximo dia 29 de fevereiro. O empregador doméstico que não entregar a declaração no prazo estarão sujeitos à multa de 2% ao mês, incidente às contribuições da declaração e limitada a 20% de multa.

IR 2016

Já que o assunto envolve Imposto de Renda, uma boa notícia para os empregadores domésticos. Os gastos referentes ao INSS Patronal podem ser deduzidos até o limite de R$ 1.182,20. Elaboramos uma matéria que explica detalhadamente como fazer a dedução da doméstica no IR 2016.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.