O adiamento ocorreu devido a inúmeras falhas no sistema colocado em funcionamento pela receita federal do brasil no último domingo (01/11). Pagamento deve ser feito até 30/11.

Receita adia guia do eSocial Doméstico para dia 30/11

A Receita Federal anunciou, no final da noite de ontem (05/11), que o prazo para o pagamento da guia do Simples Doméstico, gerada por meio do site do eSocial, foi prorrogado até o próximo dia 30 de novembro.

O adiamento ocorreu devido a inúmeras falhas no sistema colocado em funcionamento pela Receita Federal do Brasil no último domingo (01/11).

“A medida permitirá que o Serpro conclua seu trabalho de saneamento dos problemas dos sistemas, oferecendo aos empregadores mais tempo e qualidade nos serviços oferecidos no site do eSocial”, diz a nota divulgada pela Receita.

Com isso, os contribuintes que já emitiram o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) antes da prorrogação deverão fazer o pagamento da guia até o dia 6 ou emitir um novo documento com vencimento no dia 30.

Importante! O novo prazo para pagamento no dia 30 é válido apenas para a guia da competência 10/2015. A partir da competência 11/2015, o prazo permanece inalterado, ou seja, todo dia 07 do mês.

Até as 19h de ontem haviam sido gerados somente 265.503 DAE, 22,9% do total aguardado pela Receita.

Erros no sistema, lentidão e dificuldades para efetuar o pagamento do DAE nos bancos foram alguns dos principais problemas relatados pelos contribuintes, na tentativa de cumprir essa nova etapa da Lei dos Domésticos.

“Tivemos relatos de clientes que passaram horas para conseguir gerar a guia e, quando finalizavam a operação, não conseguiam pagá-la no banco. Essa prorrogação era a única alternativa diante de tantas ocorrências que impediram o cadastramento de milhares de contribuintes”, afirma Alessandro Vieira, CEO do iDoméstica.

“Os empregadores agora também não podem cair no erro de deixar para realizar essa operação na última hora, pois é provável que o sistema volte a sofrer congestionamentos nos últimos dias e essas dificuldades se repitam”, complementa Vieira.

O adiamento ocorreu devido a inúmeras falhas no sistema colocado em funcionamento pela receita federal do brasil no último domingo (01/11). Pagamento deve ser feito até 30/11.
1 responder
  1. Gilma Elias
    Gilma Elias says:

    a data de pagamento da guia é 29/11 podendo ser paga até hoje 30/11. Desde o dia 28 estou tentando pagar e recebo msg de “data de pagamento vencida”. Hoje tentei emitir nova guia e o sistema está inoperante. E agora? A receita federal tbem não atende. A incompetencia do governo é tal que nem cobrar consegue.

Os comentários estão fechados.