Empregada doméstica: conheça 3 aplicativos que facilitam consultas, ampliam acesso à informação e simplificam seu atendimento nos órgãos do governo.

Doméstica: conheça seus aliados na luta contra a burocracia e a desinformação.

O governo está se rendendo e, aos poucos, tem disponibilizado sistemas digitais que permitem às domésticas atravessar algumas barreiras da burocracia.

No entanto, a divulgação desses recursos digitais não é ampla como deveria, razão por que a iDoméstica traz a você 3 aplicativos que são verdadeiras armas contra a burocracia e a desinformação.

Carteira de Trabalho Digital

Para modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o MTE lançou a Carteira de Trabalho Digital.

A ferramenta é uma extensão do documento físico, e para acessá-la basta fazer o download do aplicativo, disponível para iOS, Android.

Além disso, também pode ser acessada através do seu navegador, tanto no computador quanto no celular, por meio do endereço eletrônico servicos.mte.gov.br

É necessário fazer seu cadastro para ter acesso ao documento digital, a não ser que você já tenha cadastro no sistema acesso.gov.br, já que este pode ser usado para fazer login.

O objetivo da ideia é facilitar a vida do trabalhador, pois todas as suas experiência profissionais formais estarão no aplicativo.

Após quase dois anos desde seu lançamento, a ferramenta já conta com mais de meio milhão de downloads.

As avaliações dos usuários têm sido bastante positivas e destacam justamente a facilidade no acesso das informações de registro em carteira.

Aliás, destacamos também que se trata de um produto gratuito, assim como é a Carteira de Trabalho física.

O único problema é que esse documento digital não substitui a Carteira de Trabalho física, então, para requerer alguns benefícios trabalhistas, ainda será necessária a apresentação do documento físico.

E também por esse motivo não é possível a utilização da Carteira de Trabalho Digital para fins de identificação civil.

Mas isso está para acabar: com a sanção da Lei da Liberdade Econômica, o sistema eletrônico substituirá completamente a carteira de trabalho de papel.

Meu INSS

Este é outro aplicativo muito útil, no qual o empregado doméstico poderá consultar a concessão de benefícios, acessar extratos e declarações, fazer agendamentos e requerimentos de perícia, de abertura de CAT, etc, tudo online.

O Aplicativo é tão bom que já conta com mais de 5.000.000 de downloads desde o seu lançamento, em junho de 2017.

A ferramenta também é gratuita e está disponível para iOS, Android. Para utilizá-la, basta cadastrar-se, inserindo seus dados de identificação.

Assim como a Carteira de Trabalho Digital, a plataforma pode ser acessada do seu navegador, através do link meu.inss.gov.br/central.

O INSS disponibiliza, em seu site, para casos de dúvida, o telefone 135.

Aplicativo FGTS

Por fim, um aplicativo da CAIXA que traz diversas funcionalidades ao trabalhador para o acompanhamento do seu FGTS.

No aplicativo, é possível consultar o valor disponível para ~Saque Imediato~, canais de pagamento, extrato, saldo, informações, e até tirar dúvidas.

Para acessá-lo, basta cadastrar-se e, devido à preocupação da CAIXA com a segurança digital, passar por uma etapa de confirmação de dados.

Apesar de a experiência dos usuários não ser tão boa quanto a dos outros dois, o aplicativo já possui mais de 10 milhões de downloads.

Conclusão

Já são muitos os meios para que o empregado doméstico não fique para trás nos quesitos informação e simplicidade.

O blog do iDoméstica é um deles.

Faça seu cadastro no nosso site e receba conteúdos gratuitos sobre seus direitos.

 

 

Empregada doméstica: conheça 3 aplicativos que facilitam consultas, ampliam acesso à informação e simplificam seu atendimento nos órgãos do governo.