Dirf 2019

DIRF 2019 – Empregador doméstico que reteve IR precisa entregar declaração

O empregador doméstico que fez retenção de Imposto de Renda (IRRF) da doméstica nos pagamentos de 2018, precisa fazer a entrega da declaração DIRF 2019. Prazo vence no dia 28 de fevereiro.

Essa matéria é de 2019 e está desatualizada! Confira aqui as informações mais atualizadas sobre a DIRF do empregador doméstico.

Empregador doméstico precisa entregar a DIRF 2019?

A entrega da declaração DIRF 2019 é obrigatória apenas para o empregador doméstico que fez retenção do Imposto de Renda (IRRF) da doméstica no ano de 2018.

Esta é obrigação cada vez mais comum, haja visto que o governo não atualizou tabela do Imposto de Renda. A última atualização ocorreu em 2015.

Com isso, mais trabalhadores passaram a contribuir com o Imposto de Renda e, consequentemente,  mais empregadores domésticos são obrigados a fazer a entrega da DIRF.

eSocial está notificando empregador doméstico sobre a DIRF 2019

Uma novidade sobre a DIRF é que, neste ano de 2019, o sistema do eSocial está notificando o empregador que precisa fazer a entrega da declaração.

Ao acessar a seção Informe de Rendimentos do trabalhador (Gestão do Trabalhador > Informe de Rendimentos) , no caso de identificada retenção, o sistema alerta sobre a necessidade de entrega.

Dirf 2019 - esocial está alertando empregadores domésticos sobre a entrega

Qual o prazo para entrega da DIRF 2019?

O empregador doméstico tem até às 23h59min do dia 28 de fevereiro de 2019 para fazer a entrega da declaração DIRF 2019.

Como identificar a retenção do Imposto de Renda (IRRF)?

O desconto do IRRF ocorre quando os vencimentos da empregada doméstica atinge a faixa de recolhimento do imposto de renda. Para isso, é preciso que a doméstica tenha recebido acima de R$ 1.903,98.

Também é preciso considerar a parcela a deduzir e o número de dependentes. Este valor está em vigor desde 2015, quando houve a última atualização da tabela do Imposto de Renda.

É preciso que o empregador verifique os recibos de salário, férias, 13º salário ou rescisão, se for o caso, e guias do eSocial, para constatar se houve a retenção.

Se houve retenção de IRRF durante o período de dezembro/2017 a novembro/2018, ainda que apenas em um único mês, o empregador precisará entregar a DIRF 2019.

O exemplo abaixo mostra a retenção de IRRF na guia do eSocial.

Exemplo de retenção de irrf

Guia completo sobre a DIRF 2019

O iDoméstica preparou uma página exclusiva sobre a DIRF, um verdadeiro guia, com links para baixar os programas da Receita Federal, prazo e as dúvidas mais frequentes entre os empregadores acerca deste assunto.

Como fazer e entregar a DIRF 2019?

Além da seção de dúvidas e links dos programas, o iDoméstica também preparou um e-book exclusivo e gratuito, que ensina, passo a passo, como fazer a entrega da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) 2019.

Baixe o manual passo a passo para entrega da dirf 2019

DIRF 2019 para assinantes do iDoméstica

O iDoméstica é especialista e empregados domésticos e conta com um time de consultores treinados para fazer a declaração da DIRF 2019.

Assinante Premium tem entrega garantida

Desde 2015, assinantes do plano Premium contam com o serviço de entrega da DIRF incluso no pacote de serviços.

Demais assinantes

Para demais assinantes, o iDoméstica disponibiliza um serviço exclusivo de validação e entrega da  DIRF 2019. Quem ainda não é assinante iDoméstica também poderá contratar esse serviço. Consulte valores e condições.

Para que a entrega da DIRF 2019 seja feita no prazo, sem pagamento de multa, os interessados poderão contratar o serviço até o dia  dia 25/02/2019.

 

 

Entrega da DIRF 2019 fora do prazo

Em caso de não entrega da DIRF no prazo, os patrões pagarão multa de 2% ao mês, incidente às contribuições da declaração e limitada a 20% de multa. Além da multa, corre-se o risco de cair na malha fina. A multa mínima é de R$ 200,00.

 

Empregador doméstico que reteve imposto de renda (irrf) da doméstica nos pagamentos de 2018, precisa entregar a declaração. Prazo vence no dia 28 de fevereiro de 2019.