Código de Acesso Expirado no eSocial – Solução Passo a Passo

Os empregadores domésticos estão sendo surpreendidos com o erro de “Código de Acesso Expirado” ao tentarem acessar o eSocial Doméstico. Se este é o seu caso, veja nosso passo a passo para renovar o código de acesso e resolver esse problema.

Código de acesso expirado no eSocial

De acordo com a matéria publicada no site do eSocial, o código de acesso possui validade de 03 anos. Ou seja, o empregador doméstico que gerou seu código em outubro de 2015 – quando o eSocial foi lançado, precisa agora em 2018 gerar um novo código de acesso.

Passo a passo – Gerar novo código de acesso no eSocial

O processo para gerar o novo código de acesso no eSocial é simples, acompanhe o passo a passo:

Passo 1 – Faça o login no eSocial

Acesse o site do eSocial e faça o login, informando seu cpf, código de acesso e senha. Se o código de acesso estiver expirado, você receberá um alerta, conforme a imagem a seguir:

Esocial - erro de código de acesso expirado ao fazer login

Passo 2 – Gerar novo código de acesso

No alerta, localize e clique no link “novo código de acesso”, conforme imagem a seguir:

Esocial - clique n o link "novo código de acesso"

Passo 3 – Confirmar dados para gerar novo código

Neste passo, confirme o CPF, a Data de Nascimento e digitar os caracteres gerados aleatoriamente e informados na tela (captcha) e clique no botão avançar, conforme exemplo a seguir:

Informe o cpf, data de nascimento e confirme os caracteres.

Passo 4 – Dados do Imposto de Renda ou Título de eleitor

Neste passo, será preciso informar o número dos recibos de entrega da Declaração do  do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), referente aos últimos dois exercícios, da qual o empregador seja titular. Veja imagem de exemplo a seguir:

Informar o número do recibo das duas últimas declarações do imposto de renda

Se o sistema identificar que o empregador entregou apenas uma Declaração do Imposto de Renda, será solicitada apenas o recibo da última declaração.

E para o empregador que não declara o Imposto de Renda, será solicitado o número do título de eleitor. Lembrando que o eSocial irá verificar, nos último 5 anos, se houve Declaração do Imposto de Renda no CPF do empregador.

Como localizar o número do recibo no Imposto de Renda

O número do recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) encontra-se na página 02 do recibo de declaração. O número é composto 12 dígitos e o empregador deverá informar apenas as 10 primeiras posições, conforme imagem a seguir:

Como localizar o número do recibo do imposto de renda

 

Caso ocorra um erro ao informar o número do recibo, verifique se naquele ano houve uma Declaração Retificadora e então, informe o número do recibo da Declaração Retificadora.  

Após informar os dados, o empregador doméstico deverá informar uma senha – recomendamos que você informa a mesma usada anteriormente – e clicar em “gerar código”.

Passo 5 – Novo código de acesso gerado

Após as etapas anteriores, um novo código de acesso do eSocial será gerado, conforme mostra a imagem a seguir:

Anote e guarde o novo código de acesso

Anote e guarde o novo código de acesso. Feito isso, clique em confirmar.

Pronto, seu novo código de acesso foi gerado e você poderá novamente acessar o eSocial Doméstico.

Cliente iDoméstica

Se você é cliente do Plano Premium, não precisa se preocupar. Nossos consultores realizam todo o processo, realizando as alterações necessárias e informando o empregador sobre o novo número.

Já os clientes do Plano Básico precisam seguir o passo a passo acima, pois será necessário fazer todo o procedimento do site do eSocial e depois atualizar o código de acesso em nosso sistema, na aba “eSocial”.

Ainda não é cliente? Conheça!

E quem ainda não é cliente, poderá seguir o passo a passo acima, realizando todo o procedimento no eSocial. Aproveite e compartilhe esta dica, ok?

Avalie o plano básico por 30 dias, sem compromisso.

Os empregadores domésticos estão sendo surpreendidos com o erro de "código de acesso expirado" ao tentarem acessar o esocial doméstico. Se este é o seu caso, veja nosso passo a passo para renovar o código de acesso e resolver esse problema.
5 respostas
  1. Eric
    Eric says:

    Governo Vive enchendo o saco para a gente que tenta fazer tudo certo na legalidade! Agora nao estou conseguindo gerar um novo codigo porque dá erro em algum dos codigos da RF de 2018 ou 2017… Brasil de m…..

  2. Sérgio Wilson
    Sérgio Wilson says:

    A Carteira de Trabalho da minha empreg. doméstica fui em quem assinou e as guias do Esocial sou eu quem pago, MAS é declarado no IRPF (completo) da minha esposa, pois o meu IRPF é simplificado. Na hora de gerar o novo código de acesso, estou colocando os recibos da minha esposa e não está dando certo. Como faço? Obrigado.

    • Atendimento iDoméstica
      Atendimento iDoméstica says:

      Olá Sérgio. As informações para renovação do código de acesso do eSocial considera as declarações do CPF responsável pela contratação. Se o seu CPF é o que consta no eSocial, serão solicitados os números do recibo da sua Declaração.

      Agora, um alerta. Da forma como foi exposto, corre-se um sério risco da declaração da sua esposa cair na malha fina, pois no CPF de quem está deduzindo o INSS patronal da doméstica não consta registro de doméstica no eSocial.

      Entre em contato conosco para saber mais detalhes: 4003-1512

  3. Karla
    Karla says:

    Eu também não consigo acessar. Diz que houve um erro na digitação dos códigos do INSS. Ao invés de simplificar, complicam.

Os comentários estão fechados.