Salário doméstica rj 2018 - alerj aprova reajuste de 5%

Salário Doméstica RJ 2018 – ALERJ aprova reajuste de 5%

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um aumento de 5% para o piso regional do estado.

Salário Doméstica RJ 2018 (piso regional)

Se o projeto for sancionado pelo governador Luís Fernando Pezão, o salário inicial das empregadas domésticas passaria de R$1.136,53 para R$ 1.193,36.

>> Veja o piso salarial da doméstica vigente no seu estado

Impasse no percentual do reajuste

O texto aprovado neste dia 07/02 pelos deputados contém um índice superior à proposta apresentada pelo governo do Rio. Depois de um impasse entre empresários e sindicalistas ligados aos trabalhadores, Pezão enviou projeto que indicava aumento de 2,52%, inferior à inflação acumulada de 2017, de 2,95%.

Porém 39 deputados votaram por alta de 5%, um percentual duas vezes superior ao projeto de Pezão. Houve cinco votos contrários e uma abstenção.

Precisa ser sancionado para entrar em vigor

Para entrar em vigor, o projeto aprovado precisa da sanção do governador, o que precisa ser decidido em até 15 dias. Se for vetado, volta a ser analisado pelos deputados.

Salário da doméstica no RJ será retroativo à janeiro

Independente do índice, o reajuste tem validade a partir de 1º de janeiro. O iDoméstica.com informará aos seus assinantes sobre como fazer o pagamento dos retroativos.

O que diz a Alerj

Líder do governo na Alerj, o deputado Gustavo Tutuca (PMDB) esperava que os deputados tentassem reajuste maior. “Tentamos a proposta de 3%, alta acima da inflação, mas o Plenário foi soberano e agora cabe a negociação das centrais sindicais com os empregadores para colocar isso em prática”, afirmou ao site da Alerj.

Salário da doméstica 2018 em outros estados

Além do RJ, os estados de SP, SC, PR e RS têm piso regional. Na maioria deles, a alta deve ficar em torno de 3%. Os demais estados seguem o valor do Salário mínimo (federal), cujo reajuste ficou em 1,81%.

 

 

A assembleia legislativa do rio de janeiro (alerj) aprovou um aumento de 5% para o piso regional do estado. O projeto agora segue para sanção do governador, mas poderá ser vetado.
4 respostas
  1. Elisabeth de Fátima Silva
    Elisabeth de Fátima Silva says:

    De janeiro até abril quanto o reajuste
    do salário doméstica

  2. katia
    katia says:

    a doméstica que está recebendo o pagamento agora em abril o retroativo tem que ser de quantos meses.

  3. ROSIMAR DIAS DA MOTTA
    ROSIMAR DIAS DA MOTTA says:

    Sou babá, e sempre q sai o aumento das domésticas eu só recebo apartir do aniversário de Carteira assinada.. Está certa isso??
    Meus patrões sempre me pagam dps, mas não me dão os juros de Fev. Mar. Ab. Maio e Jun??
    Só me dão o valor a ser recebido apartir de Agosto c o de Julho…???
    Isso é certo?☺

Os comentários estão fechados.