Salário doméstica rj 2018 - governo envia proposta à alerj

Salário da Doméstica RJ 2018 – Governo envia projeto à ALERJ

Estabelecido pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CETERJ) , o projeto enviado à ALERJ prevê um aumento de 2,52% no salário dos empregados domésticos.

O piso salarial da empregada doméstica no estado do Rio de Janeiro deve ser reajustado para R$ 1.165,17 este ano. Atualmente, o piso regional do empregado doméstico está em R$ 1.136,53.

De acordo com o site do Governo do RJ, o reajuste estabelecido pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CETERJ) será de 2,52%. O percentual é maior que o aumento concedido para o salário mínimo (1,81%) e que a média entre os índices que aferem a inflação no país – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) -, que foi de 2,51%.

O valor do piso salarial no RJ vive um impasse. No ano passado, o piso salarial dos trabalhadores do estado do Rio de Janeiro para 2018 foi discutido no Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Rio (Ceterj).

Os patrões pretendiam que não houvesse reajuste, alegando os efeitos da crise econômica. Já as centrais sindicais de trabalhadores pediam 6,8%, justificando com a necessidade tanto da correção pela inflação como de aumento real nos salários. A negociação, então, não avançou.

O projeto de Pezão será discutido pelos deputados. A Alerj voltou aos trabalhos neste dia 1º de fevereiro.
O documento seguirá para sanção do governador tão logo seja aprovado. Independente do período em que for sancionada, a decisão será retroativa a 1º de janeiro de 2018.

 

 

Estabelecido pelo conselho estadual de trabalho, emprego e geração de renda (ceterj) , o projeto enviado à alerj prevê um aumento de 2,52% no salário dos empregados domésticos.