Doméstica também poderá sacar fgts de conta inativa

Doméstica também poderá sacar FGTS de conta inativa

O FGTS se tornou obrigatório para empregados domésticos em outubro de 2015. Porém, há casos em que o patrão recolhia de forma opcional. Saques de contas inativas do FGTS começam no dia 10 de março.

Contas inativas do FGTS

Cerca de 30,2 milhões de trabalhadores terão direito a sacar o dinheiro que está nas contas inativas do FGTS. O calendário de saques, que começa em março, foi divulgado na última terça-feira (14).

As contas encerradas até 31 de dezembro de 2015 estão tendo seus valores liberados aos poucos. A maioria delas têm saldo de até R$ 3 mil.

Pelo calendário, os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro receberão a partir de 10 de março. Os nascidos em outros meses receberão de abril a julho.

Domésticas e as contas inativas

Muitos empregados domésticos estão na dúvida se podem ou não ter algum valor para sacar de contas inativas do FGTS. Isso porque o Fundo de Garantia para esses trabalhadores só se tornou obrigatório a partir de outubro de 2015. Porém, até essa data, era uma opção do empregador optar por recolher ou não o FGTS para a doméstica. Além disso, há domésticas que anteriormente tinha outra profissão.

Portanto, seja como empregado doméstico ou não, trabalhadores que possuem contas inativas até 31 de dezembro de 2015, poderão sacar os valores de acordo com a tabela divulgada pela CAIXA.

Sacar FGTS é a melhor opção.

Segundo especialistas, não compensa deixar o dinheiro lá, pois a correção do FGTS é menor do que, por exemplo, a da caderneta de poupança. Compensa sacar para pagar contas, por exemplo.

Como consultar as contas inativas do FGTS

Os canais para consulta são agências  da Caixa Federal e o telefone 0800 726 2017. Para facilitar, a CAIXA disponibilizou um canal exclusivo para consulta de contas inativas em seu site.

O endereço para consulta é o www.contasinativas.caixa.gov.br.

Agências da CAIXA vão abrir aos sábados

Segundo informações da Caixa,  algumas agências abrirão aos sábados para solucionar dúvidas, regularizar cadastros e fazer o cadastramento de senha do Cartão do Cidadão.

A relação de agências que abrirão em horário diferenciado está disponível no site da Caixa:
http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/agencias/Paginas/default.aspx

Confira os dias e horários de funcionamento do horário diferenciado:

  • Fevereiro: dia 18, das 9h às 15h
  • Março: dia 11, das 9h às 15h
  • Maio: dia 13, das 9h às 15h
  • Junho: dia 17, das 9h às 15h
  • Julho: dia 15, das 9h às 15h

Prazos

É bom lembrar: o prazo para saque termina em 31 de julho deste ano. Quem não fizer dentro do prazo, não poderá sacar posteriormente.

Como funcionará

Correntista da Caixa pode receber via crédito em conta. Saques até R$ 3 mil poderão ser feitos no auto-atendimento, lotéricas e correspondentes do banco, levando o Cartão Cidadão e a senha.Nas agências da Caixa, os saques são sem limites. É preciso apresentar número do PIS e documento de identificação.

Veja o infográfico explicativo e o calendário de saques

Veja infográfico explicativo divulgado pelo governo federal

O fgts se tornou obrigatório para empregados domésticos em outubro de 2015. Porém, há casos em que o patrão recolhia de forma opcional. Saques de contas inativas do fgts começam no dia 10 de março.