Com isso, mais de 500 mil empregadores acessarão o sistema em menos de uma semana. “precisa ser muito otimista para acreditar que essa operação ocorrerá sem grandes problemas”, diz ceo do idoméstica.

Receita atrasa guia do eSocial, mas mantém vencimento para o dia 6 de novembro

Com isso, mais de 500 mil empregadores terão de acessar o sistema em menos de uma semana. “Precisa ser muito otimista para acreditar que essa operação ocorrerá sem grandes problemas”, diz CEO do iDoméstica

A Receita Federal anunciou na última sexta-feira (23/10), por meio de nota, que a guia única para o recolhimento das obrigações do Simples Doméstico só poderá ser gerada a partir do dia 1º de novembro. A previsão inicial era de que o documento seria disponibilizado já a partir de hoje (26/10).

O pagamento, porém, não teve o prazo alterado e deverá ser feito até a próxima sexta-feira (06/11). Nos meses subsequentes, o vencimento se dará todo dia 7 ou primeiro dia útil anterior a essa data.

O motivo alegado pela Receita Federal para essa mudança de planos foi evitar que os empregadores recolham a contribuição do mês inteiro, caso o empregado não trabalhe até o final do período.

“Isso era algo que já deviam ter previsto antes mesmo da promulgação da lei. Imagine como será para quase 1 milhão de empregadores acessarem o sistema em menos de uma semana, para poder gerar a sua guia de recolhimento. Precisa ser muito otimista para acreditar que essa operação ocorrerá sem grandes problemas”, analisa Alessandro Vieira, CEO do iDoméstica, serviço especializado em auxiliar empregadores domésticos a gerenciar as informações trabalhistas de seus colaboradores.

>> Veja passo a passo como fazer o cadastro no eSocial

A Receita Federal espera a adesão de cerca de 1,5 milhão de empregadores. Segundo o fisco, esse número representa a quantidade de patrões que declaram, no Imposto de Renda, ter empregada doméstica.

De acordo com a Receita Federal, 581 mil patrões já realizaram o cadastro no eSocial Doméstico, cujas informações fornecerão os subsídios para a geração da guia de recolhimento do Simples Doméstico contendo 8% de INSS, 8% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho, 3,2% de fundo compensatório e Imposto de Renda para quem recebe acima da faixa de isenção (R$ 1.903,98).

Com isso, mais de 500 mil empregadores acessarão o sistema em menos de uma semana. “precisa ser muito otimista para acreditar que essa operação ocorrerá sem grandes problemas”, diz ceo do idoméstica.