Muitos empregadores relatam que estão tendo dificuldades na hora de informar o número dos recibos de entrega da declaração do imposto de renda. Explicamos como corrigir isso.

eSocial: Como informar o número de recibo do IR corretamente

Muitos empregadores relatam que estão tendo dificuldades na hora de informar o número dos recibos de entrega da declaração do Imposto de Renda. Explicamos como corrigir isso.

Nas últimas semanas, a alta demanda de atendimento da nossa equipe de suporte identificou várias dificuldades que os empregadores domésticos estão enfrentando para fazer o cadastro no eSocial.

Após conversarmos com vários empregadores, detectamos que, na maioria dos casos, o número informado realmente está incorreto. Não por falha do sistema do eSocial, mas por alguma confusão dos empregadores na hora de informar o número correto.

>> Se você teve alguma dificuldade? Participe da nossa pesquisa.

Para tentar minimizar esse tipo de erro, observem a imagem abaixo:

Esocial-erro-cadastro-recibo-ir

Veja na imagem como obter, corretamente, o número do recibo da declaração do imposto de renda, solicitado no cadastro do eSocial.

Para que o sistema não rejeite o número informado, verifique:

  1. O ano do exercício da declaração;
  2. O número do recibo.
    Infome os primeiros 10 dígitos (XX.XX.XX.XX.XX), sem pontos.
    Veja a localização desse número na imagem acima;

Segundo o que foi apurado pela equipe de suporte do iDoméstica, os erros mais comuns são:

  1. Informar o número do protocolo de entrega, ao invés do número do recibo;
  2. Confundir o ano de exercício com o ano-calendário.

>> Veja aqui o passo a passo para fazer o cadastro no eSocial

Muitos empregadores relatam que estão tendo dificuldades na hora de informar o número dos recibos de entrega da declaração do imposto de renda. Explicamos como corrigir isso.
28 respostas
  1. Nicole Santos
    Nicole Santos says:

    Boa noite, meu nome é Nicole, minha sogra trabalha como doméstica a mais de 2 anos, depois do reajuste do salário da doméstica os patrões dela, não atualizaram a carteira de trabalho dela . isso leva a eles pagarem alguma muta ? se sim. de qual valor seria ? .
    em relação a FGTS, INSS , VT, horas Extras.
    ela nunca recebeu um lerite, nada para comprovar os direitos dela . oque ela pode estar fazendo ?

    • iDoméstica
      iDoméstica says:

      Olá Nicole, a melhor opção nesse caso é ela entrar em contato com um advogado da área trabalhista, pois é necessário fazer uma análise do caso dela. Feito isso, buscar uma conversa com o empregador para regularizar a situação.

  2. Jarine
    Jarine says:

    boa tarde! No caso de o empregador não declarar IR no manual orienta que informe o nº do título, porém, não aceita. Algupem tratou uma situação semelhante?

    • iDoméstica
      iDoméstica says:

      Olá Jarine, com relação ao título de eleitor, deve-se informar apenas o “N.º de Inscrição”, composto por 12 dígitos.

          • Jarine
            Jarine says:

            Como eu relatei anteriormente, o empregador não declara imposto de renda, e o nº do título de eleitor tem 12 dígitos e o campo somente 10. Além de não aceitar o mesmo nº nos dois campos. Como dar prosseguimento a esse cadastro?

          • iDoméstica
            iDoméstica says:

            Olá Jarine. Se o empregador não declara imposto de renda, não é para o sistema solicitar os recibos. Nesse caso era pra solicitar apenas o número do título de eleitor. Nunca será solicitado os dois.

            Se isso está ocorrendo, ele deverá se apresentar em uma unidade de Receita Federal para regularizar e então prosseguir com o cadastro.

        • Marcelo Pires
          Marcelo Pires says:

          Comigo aqui esta acontecendo a mesma coisa. O sistema ta com esse erro. Tem que atualizar as informações.

  3. Patrícia
    Patrícia says:

    Bom Dia! Como faço para cadastrar o empregador se ele não declara IR? Ví que pode ser pelo título mas não existe nenhum campo para ser informado. já liguei no Min. Trabalho e nem lá eles sabem informar.

    • iDoméstica
      iDoméstica says:

      Olá Patrícia. Quando você informa o CPF do empregador, o que o sistema está solicitando? Vale lembrar que o sistema verifica o CFP para saber se é declarante ou não. Caso não declare e ainda sim, o sistema solicite o recibo de IR, esse empregador deverá ir em uma unidade da Receita Federal para regularizar e conseguir fazer o cadastro.

  4. Barbara
    Barbara says:

    boa noite, o numero do meu IR esta dando erro , mas está tudo certo, ja conferi umas 500 vezes e segui a imagem acima como orientação, mas diz que um dos números, pelo menos, esta errado e não esta.
    o que eu faço?

    • iDoméstica
      iDoméstica says:

      Olá Barbara. Caso as dicas desse post não tenha lhe auxiliado, e se o número está correto, você precisará ir até uma unidade da Receita Federal para verificar o motivo pelo qual o sistema do eSocial não está aceitando a numeração. Provavelmente há alguma inconsistência na verificação feita pelo eSocial.

  5. Aguinaldo
    Aguinaldo says:

    Bom dia , estou com o mesmo problema relatado abaixo, para criar o certificado digital pede-se o numero dos recibos anteriores mas o campo só aceita 10 dígitos, e o recibo tem 12 dígitos oque devo fazer

  6. Barbara Nobre
    Barbara Nobre says:

    como eu faço para pegar meus recibos anteriores? fiz pelo celular e não saiu nenhum número.

  7. maria
    maria says:

    Boa noite! estou com o mesmo problema do colega acima, ja digitei os 10 numeros e deu uma mensagem dizendo informe o numero do recibo, e o numero é 12 mas so da pra digitar 10, me ajudem porfavor, quero gerar meu codigo de acesso. obrigada

    • Redação iDoméstica
      Redação iDoméstica says:

      Olá Maria. Digite apenas os 10 primeiros dígitos. Se não der certo, verifique se não foi feita uma declaração retificadora, pois neste caso você terá de informar o número do recibo desta declaração retificadora.

  8. Altay
    Altay says:

    Para que essa exigência de informar o número das declarações do IR dos últimos dois anos, só para dificultar?

  9. Anderson Gustao dos Santos
    Anderson Gustao dos Santos says:

    Olá, estou com um problema, pois coloco corretamente o n. dos recibos e diz que pelo menos um recibo não corresponde com a numeração correta. Adianto que calendário 2017 é declaração original, mas o ano de 2018 foi feita declaração retificadora. Já tentei inserir os dois ns. da declaração original e ratificadora, mas não avança o processo de recadastramento de um novo código.

    • Redação iDoméstica
      Redação iDoméstica says:

      Olá Anderson! Confira primeiro se você está colocando o número correto. O número do recibo fica geralmente na segunda página. Veja também se está colocando as 10 primeiras posições. Se houve retificadora, o que vale é o número da última retificação. Se estiver tudo correto e ainda sim, o erro persistir, será preciso entrar em contato com o eSocial no 0800 730 0888.

  10. SERGIO MARTINS DE MARTINS
    SERGIO MARTINS DE MARTINS says:

    A dificuldade é devido os Recibos de entrega das Declarações de Ajustes apresentarem 2 números, um na parte inferior da folha nº 1, e o outro número composto por 12 algarismo na folha nº 2, que é o número a ser utilizado desprezando-se os 2 últimos algarismos.

  11. Renata
    Renata says:

    Minha declaração de IRPF é conjunta com meu marido como dependente e eu sou a Empregadora da minha doméstica. Estão pedindo o recibo do IRPF de 2015. O número está certo e mesmo assim não aceita, diz que tem erro… será que é porque o CPF principal é o do meu marido?

  12. Vitor
    Vitor says:

    Tive a mesma dificuldade de muitos aqui, digitei corretamente os primeiros 10 números que aparecem na minha guia de Recibo de Entrega da Declaração, mas o sistema acusava que um dos dois números estava errado. Então olhei a minha guia de Declaração de Ajuste anual mais recente (2019) e nela aparecia o “Nº do recibo da última declaração entregue do exercício de 2018”. Esse número estava diferente do que aparecia na guia de recibo do IR de 2018. Ai estava o erro.

    • Laura
      Laura says:

      Fiquei na esperança de ser o mesmo problema, mas infelizmente não. Continuo sem conseguir acessar o e-Social.
      Mais alguem conseguiu resolver o problema?

  13. Reinaldo
    Reinaldo says:

    Estou com problema de não conseguir me cadastrar no e-social
    Cadastro o numero de recibo dos exercicios solicitados e sempre retorna que um dos recibos está errado. Alguém tem sugestão de como resolver além das que já foram apresentadas?

Os comentários estão fechados.