Férias: 05 dicas sobre como conceder férias para domésticas

A chegada do período de meio de ano coincide com uma movimentação de empregados e patrões quanto ao trabalho doméstico. É que parte dos empregadores entra em férias em suas atividades profissionais e resolve viajar, acreditando que, em razão disso, possa conceder dias de descanso ao empregado.

"vou tirar férias": idoméstica. Com explica como fica a empregada doméstica

“Vou tirar férias”: Idoméstica.com explica como fica a empregada doméstica

Porém, tudo deve ser feito dentro da lei, conforme explica Luciana Hernandes de Souza, gestora de recursos humanos da equipe do site Idoméstica.com.

Veja 5 dicas da Luciana para os empregadores. As orientações se basearam em grande parte nas dúvidas que chegam ao site sobre as férias do empregado doméstico.

05 dicas para conceder férias para empregadas domésticas

DICA 1. Doméstica só tem direito a férias após 12 meses

“Não devemos conceder férias sem o período aquisitivo completo, ou seja, sem que o empregado tenha completado 12 meses trabalhados”.

DICA 2. Não é permitido dividir férias em 2 períodos

“Hoje a lei proíbe conceder férias em duas ou mais partes. O empregado doméstico tem que obrigatoriamente tirar 30 dias corridos de férias. Ou o patrão pode conceder 20 dias corridos e ainda um abono de 10 dias, aquilo que popularmente é chamado de ‘comprar’ esses 10 dias”.

DICA 3. Divisão de férias só depois da PEC das Domésticas

“É importante esclarecer que a divisão em períodos das férias do empregado consta da PEC das Domésticas, mas é um dos itens que aguardam regulamentação”.

DICA 4. Pagar as férias 2 dias antes da concessão

“O pagamento, com a respectiva emissão do recibo, deve ocorrer até 2 dias antes do início do gozo das férias”.

DICA 5. Férias somente com emissão de recibo

“Não se deve conceder férias sem a respectiva emissão do recibo, serviço que o site Idoméstica oferece aos clientes”.

Outras dúvidas sobre férias de empregada doméstica

Além das dicas da Luciana, você encontra no site Idoméstica uma sessão com várias perguntas e respostas sobre férias de empregada doméstica.

Confira as principais dúvidas sobre férias de empregada doméstica →

Controle as férias da sua doméstica com nosso aplicativo

O Idoméstica faz todo o controle, dentro da lei, dos recibos e guias da sua empregada doméstica. Faça um teste por 30 dias e comprove as facilidades →